O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 0,40 por cento em janeiro, ante elevação de 0,69 por cento em dezembro, uma vez que o alívio dos preços no atacado compensou a alta do varejo e da construção.

O dado informado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira ficou pouco abaixo da mediana de 17 projeções em pesquisa da Reuters, de alta de 0,43 por cento.

Em janeiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) registrou inflação de 0,12 por cento, após apresentar alta de 0,78 por cento em dezembro. O índice calcula as variações de preços de bens agropecuários e industriais nas transações em nível de produtor e responde por 60 por cento do IGP-DI.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), teve alta de 0,99 por cento, ante 0,69 por cento em dezembro. O índice mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 30 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) avançou 0,88 por cento em janeiro, após alta de 0,10 por cento no mês anterior. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Às 9h o IBGE divulga o IPCA de janeiro. O alto nível dos preços no ano passado levou o Banco Central a elevar a Selic no início do ano em 0,5 ponto percentual, para 10,5 por cento.