Pular para o conteúdo
Geral

Ídolo repentino, David Luiz vacila na reta final e arranha imagem positiva

David Luiz tornou-se, ao longo da Copa do Mundo, uma das maiores referências da seleção brasileira, assumindo repentinamente o papel de ídolo do time. Na hora da decisão, porém, o zagueiro teve papel fundamental na queda vertiginosa do time. Impreciso e impulsivo, o camisa 4 vacilou diante de Alemanha e Holanda, arranhando a imagem positiva […]
Arquivo -

David Luiz tornou-se, ao longo da Copa do Mundo, uma das maiores referências da seleção brasileira, assumindo repentinamente o papel de ídolo do time. Na hora da decisão, porém, o zagueiro teve papel fundamental na queda vertiginosa do time. Impreciso e impulsivo, o camisa 4 vacilou diante de Alemanha e Holanda, arranhando a imagem positiva que construiu ao longo da competição.

As falhas nos dois últimos jogos foram fundamentais para o sofrer as duas maiores derrotas de sua história nas Copas do Mundo. Termômetro do time ao longo do torneio pelo lado positivo, mostrando raça e apoio aos companheiros em momentos difíceis, David Luiz cumpriu o mesmo papel nas horas de dificuldade. Incomodado com as falhas, se lançou ao ataque e não manteve a calma que se poderia esperar.

Contra a Alemanha, David errou logo no primeiro gol, quando caiu no corta-luz do ataque germânico e deixou Muller livre para abrir o placar. Capitão do time na ausência de Thiago Silva, o zagueiro se desesperou, bateu os braços no ar e reclamou consigo mesmo. Nos minutos seguintes, foi o mais cabisbaixo dos brasileiros, atitude que só se potencializou a partir do segundo gol alemão.

Desesperado pela virada, David Luiz exagerou nos passes longos e foi atuar adiantado. Arriscou-se como ponta e, a partir do meio do segundo tempo, voltou só até o meio-campo, deixando Luiz Gustavo improvisado na zaga ao lado de Dante. Foi a “vontade de vencer”, como ele explicou depois da eliminação doída.

No último sábado, a cena voltou a se repetir. No primeiro gol, David não acompanhou Robben e viu Thiago Silva fazer pênalti no holandês depois dele mesmo ter vacilado com Van Persie. No segundo, rebateu uma bola fácil para o meio da área, no pé de Blind, que fez 2 a 0.

De novo em desvantagem, David Luiz foi novamente para o ataque. O mapa de calor da Fifa mostra que, contra Alemanha e Holanda, ele chegou mais no campo ofensivo que diante da Colômbia, por exemplo, quando chegou até a marcar um gol.

“Foi um duro golpe que a gente tomou contra a Alemanha. Hoje [sábado] a gente queria dar o terceiro lugar para a torcida. Aí você toma o gol a um minuto e fica emocionalmente triste novamente, desgastado”, disse David Luiz, que tratou as idas ao ataque como estratégia.

“Hoje a gente viu o plano de jogo que eles tinham, que era dar espaço para sair e depois dar o press [fazer a pressão]. Você tem de encarar o jogo como se apresenta. Tenho a minha característica, sou humilde para aprender, mas fiquei triste porque sou de defesa. Em dois jogos, se você toma dez gols não fica feliz mesmo, né?”, completou.

A Copa do Mundo de David Luiz até a semifinal havia sido exatamente o oposto de tudo isso. Extrovertido, carismático e simpático, o zagueiro conquistou a torcida que até um ano atrás mal o conhecia. Até as quartas, era apontado pela Fifa como o melhor jogador de todo o torneio.

“Eu trocaria uma copa totalmente ruim para mim para ter o título, pode ter certeza absoluta. Nunca fui um cara egoísta, nunca pensei só em mim. Tem de ter humildade para ver onde errou, discernimento e maturidade para ver o que fez de bom e tentar manter no futuro, estar mais forte”, resumiu o zagueiro, que apesar das falhas tem tudo para ser um dos nomes mais importantes do time no próximo ciclo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Últimas Notícias

Mundo

Índia e Paquistão escalam conflito e passam a bombardear alvos militares

Governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa

Famosos

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado