Os tipos sanguíneos com pior estoque estão O+ e O-

O estoque de sangue do está baixo e o órgão pede para que a população faça a doação antes das viagens de , período onde é comum acidentes de trânsito. De acordo com a assessoria de imprensa do Hemosul, os tipos sanguíneos com pior estoque estão O+ e O-.

Ainda de acordo com a assessoria, todos os tipos sanguíneos estão com baixo estoque, então é bom salientar que todos os doadores, independente do tipo, devem fazer doação. Os doadores de Campo Grande interessados em ajudar o Hemosul podem ir à Santa Casa, Hospital Regional e Hospital Universitário.

Horários

Na Santa Casa a doação pode ser feita de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 7h às 12h. No Hospital Regional e no Hospital Universitário a doação pode ser feita de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.

Como faz

Para doar sangue é preciso estar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura.

Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Hemorrede-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer ao intervalo mínimo de seis meses.