Greve de servidores impediu divulgação de quatro pesquisas, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a greve dos servidores do instituto, iniciada em 26 de maio, impediu a divulgação de quatro pesquisas previstas para junho. Os levantamentos afetados foram a Pesquisa Industrial Anual – Empresa 2012; a Pesquisa Industrial Anual – Produto 2012; a Pesquisa Anual da Indústria da Construção […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a greve dos servidores do instituto, iniciada em 26 de maio, impediu a divulgação de quatro pesquisas previstas para junho. Os levantamentos afetados foram a Pesquisa Industrial Anual – Empresa 2012; a Pesquisa Industrial Anual – Produto 2012; a Pesquisa Anual da Indústria da Construção 2012; e a Pesquisa Anual de Comércio 2012.

A paralisação já tinha feito com que, na semana passada, a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), fosse divulgada com os resultados de apenas quatro das seis regiões metropolitanas costumeiramente analisadas.

Segundo o instituto, em relação às quatro pesquisas agora prejudicadas, o movimento dos servidores acarretou “atraso na edição, etapa final de preparação para divulgação” dos levantamentos. Sem mencionar prazos, o instituto informou que está movimentando esforços para viabilizar essas divulgações “o mais breve possível”.

A continuidade da greve dos servidores do IBGE fez com que o instituto, na semana passada, enviasse relatório para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) detalhando que a determinação do tribunal, de que pelo menos 70% do efetivo do instituto trabalhasse durante a greve – anunciada em 5 de junho -, estava sendo descumprida pelos trabalhadores do instituto.

O STJ, segundo o IBGE, teria enviado telegrama ao sindicato dos funcionários, a Associação dos Servidores do IBGE (ASSIBGE), reforçando a decisão, que também prevê que os trabalhadores se abstenham de impedir a entrada de servidores nas instalações do instituto durante o período de greve sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento.

Conteúdos relacionados