Um golpe identificado no Facebook promete um vídeo sobre a descoberta do avião da Malaysia Airlines. O Boeing 777 do voo MH370 desapareceu com 239 ocupantes no dia 8 de março.

Segundo a empresa de segurança Kaspersky, o usuário que clica no arquivo é levado para uma página onde o conteúdo seria exibido – a promessa não é cumprida. Para rodar o vídeo, o site exige o compartilhamento da mensagem no mural do Facebook (ampliando o alcance do golpe) e a também a instalação de um plug-in.

“O software faz o download de um programa indesejado, geralmente classificados como adware, que interrompem a experiência online do usuário e exibe automaticamente anúncios enquanto ele trabalha no seu navegador”, explica comunicado da empresa.

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, diz que a mensagem só foi detectada no Facebook em inglês. “No entanto, acreditamos que nos próximos dias ela estará em outras redes sociais e outras línguas como o Espanhol e Português. Além disso, outros tipos de malware […] estão se espalhando por meio desse ataque, pois o tema tem despertado interesse mundial”, continuou.

Mensagens fraudulentas desse tipo fazem parte de um golpe chamado phishing scam, em que golpistas oferecem arquivos em anexo ou links. Quando os internautas clicam nessas “iscas”, podem instalar involuntariamente códigos maliciosos em seus computadores, infectando-os. O principal objetivo dessa fraude é o roubo de informações financeiras, como dados bancários e de cartão de crédito.