Farc declaram novo cessar-fogo com vista a eleições colombianas
Por meio de comunicado em sua página de internet, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram um cessar-fogo unilateral com vista ao segundo turno das eleições presidenciais no país. Os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste sábado um cessar-fogo unilateral de três semanas devido ao segundo turno das eleições presidencia…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por meio de comunicado em sua página de internet, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram um cessar-fogo unilateral com vista ao segundo turno das eleições presidenciais no país.
Os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste sábado um cessar-fogo unilateral de três semanas devido ao segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia, gesto que poderá favorecer a reeleição do presidente Juan Manuel Santos.
Em carta dirigida ao candidato da oposição, Oscar Iván Zuluaga, as Farc informaram que o cessar-fogo terá início na segunda-feira (09/06) e deverá se prolongar até o dia 30 de junho. O pequeno grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN) ainda não se juntou à iniciativa.
Ambos as forças rebeldes já haviam declarado cessar-fogo de 14 dias, em consideração ao primeiro turno das eleições presidenciais, em 25 de maio. O segundo turno está marcado para 15 de junho.
Avanços e eleições
Desde outubro de 2012, as Farc vêm negociando um acordo de paz com o governo do presidente colombiano Juan Manuel Santos em Havana. Seu adversário, o conservador Zuluaga, rejeita as negociações de paz com os rebeldes. “O ódio constitui o pior dos conselheiros”, escreveram as Farc em resposta ao candidato oposicionista à presidência.
Pouco antes do anúncio de cessar-fogo, a guerrilha das Farc e o governo colombiano haviam anunciado um novo avanço nas negociações de paz. Em comunicado conjunto, ambas as partes assumiram, pela primeira vez, a responsabilidade pelas vítimas do conflito, que já dura meio século e que custou centenas de milhares de vidas.
As eleições presidenciais na Colômbia são consideradas decisivas para o futuro do processo de paz. Santos defende uma continuação do diálogo, que se tornou prioridade de seu governo. Zuluaga, por sua vez, condiciona o prolongamento das negociações a diversas concessões que as Farc já rejeitaram.
As pesquisas eleitorais apontam um empate entre o presidente Santos e o ex-ministro das Finanças Zuluaga. Ambos os candidatos pertencem ao bloco conservador e defendem um curso econômico liberal.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.