O número de adolescentes (com até 17 anos) que frequentam o Facebook diminuiu 3,3 milhões nos últimos três anos. A quantidade de jovens caiu de 13,1 milhões (8,9% do total) em 2011 para 9,8 milhões (5,4%) em 2014. As informações são de um estudo divulgado pela consultoria especializada iStrategy, na última quarta-feira (15).

A entidade afirmou que o objetivo do estudo é demonstrar que a faixa etária dos usuários do Facebook tem envelhecido, e não exibir um possível fluxo de migração com para outras plataformas.

Este critério foi adotado porque não é possível desprezar, por exemplo, que grande parte dos usuários que foram registrados em 2011 já envelheceram e mudaram de categoria naturalmente.

A pesquisa também mostrou que o público que mais cresceu na rede social é o que tem mais de 55 anos. Com aumento de 80,5%, essa categoria saltou de 15,5 (10,6% do total) milhões de pessoas para 28 milhões (15,6% do total).

A faixa etária mais popular no site mudou nos últimos três anos. Em 2012, o público com idade entre 18 e 24 anos representava 30,9% de todos os usuários. Já em 2014, os líderes são os internautas entre 34 e 54 anos, com 31,1% do total.