Um dos episódios mais marcantes da Guerra do Paraguai, que ocorreu entre 1864 e 1870, a Retirada da Laguna, será representada em teatro por militares, neste domingo (20), durante o 2º Festival Cultural da Retirada e 10ª Marcha da Retirada da Laguna.

A festa que se encerra com a apresentação teatral relembra a marcha que começou com mais de 3 mil homens, mas apenas 700 chegaram vivos ao destino final. O fato histórico que marcou Mato Grosso do Sul durou pouco mais de um mês.

Realizada há dez anos, a Marcha da Retirada da Laguna inicialmente era realizada por pessoas que seguiam de veículo até Laguna, local onde deu início da Retirada, em Bella Vista, Norte Paraguai e posteriormente, ao retornar à Bela Vista, seguiam a pé visitando diversas localidades, por onde aconteceram os fatos históricos da Guerra do Paraguai, sempre encerrando na cidade de Nioaque com apresentações teatrais.

Atualmente, o evento é organizado pelo Exército e culmina com a simulação da explosão da igreja da Vila, que marca a morte de nove pessoas que hoje, são homenageados, em monumento no mesmo local.

O evento acontece na Praça dos Heróis.