Embargo da Rússia pode custar € 5 bilhões à União Europeia

A proibição da Rússia às importações de alimentos da União Europeia pode custar 5 bilhões de euros por ano ao bloco. “No total, as restrições temporárias aplicadas pela Rússia possivelmente comprometem 5 bilhões de euros do comércio”, diz um documento apresentado nesta quarta-feira por autoridades europeias em Bruxelas. A Rússia, segundo maior mercado consumidor de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A proibição da Rússia às importações de alimentos da União Europeia pode custar 5 bilhões de euros por ano ao bloco. “No total, as restrições temporárias aplicadas pela Rússia possivelmente comprometem 5 bilhões de euros do comércio”, diz um documento apresentado nesta quarta-feira por autoridades europeias em Bruxelas. A Rússia, segundo maior mercado consumidor de alimentos da UE, embargou frutas, vegetais, laticínios e carne, em resposta às sanções por sua participação na crise na Ucrânia. Os produtos representam praticamente metade das exportações de alimentos do bloco para o país do leste-europeu. A retaliação fez com que as exportações de países da América Latina para a Rússia aumentassem, sobretudo no caso da carne brasileira.

A Comissão Europeia busca formas de compensar os produtores ou encontrar novos mercados para os alimentos. A Alemanha, principal exportador de carne e laticínios do bloco, está sofrendo o impacto do embargo. Polônia e Holanda, grandes exportadores de frutas e vegetais, também estão sendo prejudicados. As medidas podem prejudicar consumidores russos, mas também representam um revés para a zona do euro, que tenta evitar uma nova recessão econômica. O documento mostra que as exportações de alimentos da UE para a Rússia totalizaram 11,8 bilhões de euros em 2013, sendo que os produtos embargados representaram 5,1 bilhões de euros.

Conteúdos relacionados