Em um vídeo publicado em função do aniversário do ato de fundação da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Marina Silva disse que a aliança entre ela e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pode quebrar a polarização entre o PT e o PSDB que vem marcando a disputa presidencial no Brasil há 20 anos. “Acreditamos profundamente que poderemos quebrar a polarização PT-PSDB”, afirma Marina, que é cotada para ser vice de Campos na corrida presidencial.

O ato de fundação da Rede foi realizado no dia 16 de fevereiro de 2013, em Brasília. Na ocasião, o governador Eduardo Campos foi o único presidente de um partido a assinar o documento de criação da legenda. Em outubro, após ter as assinaturas necessárias para oficializar o partido rejeitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marina ingressou no PSB, fortalecendo o projeto presidencial do governador pernambucano.

“Hoje, a aliança PSB / Rede se tornou protagonista do momento que o Brasil vive, com a sociedade exigindo o fim da velha política e o início de um ciclo de desenvolvimento no País”, escreveu Campos, no Facebook, sobre a data. No vídeo, Marina afirma que a Rede é um partido “de fato”, embora não tenha o registro na Justiça Eleitoral.

“O grande atraso que nós estamos vivendo é o atraso da política. E ela que nos poderá fazer perder até as conquistas que alcançamos na agenda social, na agenda econômica”, afirma ainda a ex-senadora, em crítica velada ao Governo Federal. O discurso da “nova política” vem sendo usado por Campos e Marina na construção do palanque nacional.