A portuguesa Helena Costa chegou a ser anunciada como a primeira mulher a treinar um time profissional, o Clermont, da segunda divisão francesa, mas pediu demissão antes mesmo de começar o trabalho, segundo o presidente do clube europeu, Claude Michy, nesta segunda-feira.

“Helena Costa decidiu não cumprir seu compromisso com o Clermont”, disse o clube através de um comunicado assinado pelo presidente do time do sul da França.

Segundo o dirigente, o Clermont foi surpreendido pela decisão de Helena. O time francês agora procura um substituto para iniciar a preparação da equipe para a temporada europeia, que começa após a Copa do Mundo.

A contratação de Helena Costa foi anunciada em maio. Ela seria a primeira mulher a dirigir um time masculino profissional e chegou a ser apresentada pelo clube antes do pedido de demissão.

A treinadora de 36 anos fez parte da comissão técnica das divisões de base do Benfica até 2010 e dirigiu as seleções femininas de Qatar (2010-2012) e Irã (2012-2014) antes de ser contratada pelo Clermont, da França. Ela também havia trabalhado como olheira para Celtic, da Escócia, e outras equipes da Espanha e de Portugal.