Com o horário de verão, iniciado em 19 de outubro do ano passado até hoje (14), já foram economizados 9.722 MWh de energia em Mato Grosso do Sul, segundo a concessionária Enersul. A quantidade economizada corresponde ao consumo de um mês das cidades de São Gabriel do Oeste e Jardim juntas.

Neste domingo (16) os relógios deverão ser atrasados em uma hora, pois acaba o horário de verão. A meta de economia foi superada em quase 12% do que estava previsto pela Enersul, isto porque com os dias mais longos e o relógio adiantado foi possível aproveitar melhor a luz natural.

De acordo com a concessionária, o principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico – decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia – e a redução de geração térmica.

Isto também permite poupar a água dos reservatórios as hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidos para quando iniciar o período de seca. Neste ciclo, 2013/ 2014, o horário de verão abrangeu os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.