Geral

Do jeito que se faz na fronteira, festa do cordeiro traz pratos típicos do RS para a Capital

Do mesmo jeito que se faz na fronteira da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, o cordeiro assado inteiro será a grande atração da Festa Cordeiro que acontece no próximo domingo (9), no Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha. O evento gastronômico-cultural será uma festa para ninguém botar defeito, conta Roque Leite, um dos organizadores. […]

Arquivo Publicado em 26/02/2014, às 20h09

None
27949090.jpg

Do mesmo jeito que se faz na fronteira da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, o cordeiro assado inteiro será a grande atração da Festa Cordeiro que acontece no próximo domingo (9), no Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha.

O evento gastronômico-cultural será uma festa para ninguém botar defeito, conta Roque Leite, um dos organizadores. Gaúcho como não poderia deixar de ser, Leite revela que esta é a primeira vez que se organiza uma festa assim em Campo Grande.

Segundo ele, outros eventos, com cordeiro já foram feitos, mas nenhum seguindo a tradição do cordeiro assado no espeto inteiro. “É do mesmo jeito que se faz na região dos pampas. São cordeiros de no máximo sete meses de idade. Engordados com comida da melhor qualidade. Cobertura perfeita de gordura”, conta, pontuando com os animais pesam na faixa de 18 quilos cada um.

Da forma tradicional, os cordeiros serão assados em campo aberto, em um buraco que se abre no chão. O cordeiro no tacho, outro prato típico que terá na festa, também é cosido no buraco. São cerca de seis horas de cozimento até o prato ficar pronta e derreter na boca.

Ele conta que este prato leva legumes, frutas, e que a multiplicidade de ingredientes e condimentos dá um sabor único ao cordeiro.

O convite individual custará R$ 30,00 e dá direito a um prato personalizado do evento. Os convites são limitados. O Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha foiça localizado na Avenida Ernesto Geisel, 930, Monte Castelo. Mais informações ligue 3321-0088.

Programação


  • 8h – Mateada e Café de Chaleira
  • 9h – Missa Crioula
  • 10h – Tertúlia Livre
  • 11h30 – Almoço
  • 13h – Apresentação das danças tradicionais gaúchas
  • 13h30 – Baile com grupo típico gaúcho
  • 17h – Encerramento
Jornal Midiamax