A presidente Dilma Rousseff participou, no final da manhã desta segunda-feira no Minascentro, em Belo Horizonte, da formatura de 1,5 mil alunos de 37 cidades que se formaram em cursos profissionalizantes por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Dilma fez um discurso bastante descontraído e arrancou aplausos da plateia constituída pelos formandos em dois momentos. Primeiro quando errou a pronúncia da palavra “pobreza”. Dilma então retomou a fala e corrigiu, cutucando, em seguida, as pessoas que riram da falha: “Às vezes a gente torce a língua. Vocês também torcem a língua”, brincou.

Já no final do discurso, a presidente fez uma homenagem aos formandos. Ela anunciou que iria ler o nome de todas as cidades mineiras dos alunos, mas em seguida disse que não leria mais porque havia perdido o papel. O público então insistiu, com os grupos de estudantes gritando os nomes de cada município. Dilma então se rendeu e disse que iria procurar o papel.

Quando encontrou, leu o nome de cada cidade, sob aplausos dos seus representantes, mas ao final, houve uma saia-justa provocada, segundo a presidente, por uma falha do cerimonial, que não listou todas as cidades: “Todas às vezes que eu leio, sempre faltam cidades, eles não conseguem me dar completo,” reclamou. Para retribuir a todos, a presidente então começou a falar o nome das cidades na medida em que as pessoas gritavam de onde eram.

A presidente veio a MG acompanhada de quatro ministros e do pré-candidato do PT ao governo do Estado, Fernando Pimentel. Foi a quarta vez este ano que Dilma Rousseff vem ao estado. Nesta segunda-feira, além da formatura no Minascentro, no início da manhã ela participou do evento de assinatura dos contratos de concessão à iniciativa privada do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. À tarde a presidente vai a Contagem entregar 150 tratores para prefeituras de cidades mineiras.