Cúpula do Mercosul é adiada para 31 de janeiro

A Cúpula do Mercosul foi adiada para o dia 31 de janeiro. A reunião estava marcada para o dia 17 deste mês, mas foi remarcada para coincidir com o fim da reunião da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), na capital de Cuba, Havana, que será entre os dias 28 e 29 de janeiro. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Cúpula do Mercosul foi adiada para o dia 31 de janeiro. A reunião estava marcada para o dia 17 deste mês, mas foi remarcada para coincidir com o fim da reunião da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), na capital de Cuba, Havana, que será entre os dias 28 e 29 de janeiro. A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados já havia sido adiada em dezembro, devido aos problemas de saúde da presidenta argentina, Cristina Kirchner, que passou por uma cirurgia após um traumatismo craniano e ficou afastada por um período.

O encontro de líderes sul-americanos no final do mês na capital venezuelana, Caracas, marcará o retorno oficial do Paraguai ao Mercosul, depois do período de suspensão desde junho de 2012, após o impeachmentdo ex-presidente Fernando Lugo. Hoje (6), o presidente paraguaio Horacio Cartes confirmou a mudança de datas da cúpula e disse que o governo não fez “nada em troca de nada”, em relação à aprovação da entrada da Venezuela no bloco, depois de anos em trâmite no Congresso do Paraguai, de maioria opositora.

“Para mim, o mais importante não é a presidência. Perante tantas especulações, creio que é um bom momento para que o presidente do Paraguai possa falar, há quem tenha insinuado que foi em troca de algo [a aprovação da entrada da Venezuela]”, informou Cartes. No retorno ao Mercosul, o país deverá assumir a presidência pró-tempore do bloco, atualmente ocupada pela Venezuela.

Conteúdos relacionados