Pular para o conteúdo
Geral

Controle da inflação será sempre prioridade do governo, diz Mantega

O controle da inflação será sempre uma prioridade, disse nesta quinta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao mesmo tempo em que adiantou que o governo não fará novas desonerações tributárias. “O controle da inflação continuará sendo uma prioridade do governo”, disse o ministro durante entrevista a jornalistas no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na […]
Arquivo -

O controle da inflação será sempre uma prioridade, disse nesta quinta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao mesmo tempo em que adiantou que o governo não fará novas desonerações tributárias.

“O controle da inflação continuará sendo uma prioridade do governo”, disse o ministro durante entrevista a jornalistas no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de janeiro registrou alta de 0,67 por cento, abaixo do esperado, mas ainda insuficiente para aliviar o cenário de pressão sobre os preços.

Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta manhã, o Banco Central avaliou que a inflação continua resistente, “ligeiramente acima” do que se esperava e com piora do cenário para a alta de preços neste ano.

Mantega comentou que a decisão do governo é de não adotar novas desonerações tributárias, mas reiterou que será mantida a desoneração sobre a folha de pagamentos das empresas.

“Neste momento não vemos necessidade de reeditarmos desonerações”, afirmou.

As desonerações adotadas pelo governo foram responsáveis pelo volume recorde de 77,8 bilhões de reais de renúncia tributária em 2014, um dos motivos do baixo crescimento da arrecadação no ano passado.

Sobre a política fiscal, Mantega disse que o novo alvo de meta de superávit primário a ser perseguido pelo governo será definido em fevereiro, juntamente com o anúncio do montante de contingenciamento de verba pública que será feito em 2014.

O ministro também disse que a recuperação dos Estados Unidos pode ainda provocar problemas cambiais para as economias emergentes no curto prazo, mas que após isso a recuperação da maior economia do mundo será benéfica.

Questionado sobre a política de reajuste de preços de combustíveis, o ministro limitou-se a dizer que essa é uma questão a ser feita à diretoria da Petrobras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe