Condenado no mensalão, João Paulo Cunha renuncia ao cargo de deputado federal
O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado na ação penal do mensalão, renunciou ao cargo nesta sexta-feira em carta entregue à Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados, afirmou a assessoria da liderança do PT na Casa, evitando um possível processo de cassação de seu mandato. Cunha se entregou na terça-feira à Polícia Federal, no Complexo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado na ação penal do mensalão, renunciou ao cargo nesta sexta-feira em carta entregue à Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados, afirmou a assessoria da liderança do PT na Casa, evitando um possível processo de cassação de seu mandato.
Cunha se entregou na terça-feira à Polícia Federal, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde está preso, depois de ter sua prisão expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“É com a consciência do dever cumprido e baseado nos preceitos da Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados que eu renuncio ao meu mandato de Deputado Federal”, diz na carta.
Ele foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ainda existe possibilidade de recurso, os chamados embargos infringentes, contra a condenação por lavagem de dinheiro, o que pode reduzir a pena total do parlamentar.
Cunha era presidente da Câmara dos Deputados à época do escândalo de compra de apoio político no Congresso durante o primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o STF, Cunha recebeu dinheiro para assinar contratos irregulares como presidente da Câmara com agências de publicidade de Marcos Valério, apontado pelo tribunal como operador do mensalão.
Outros deputados condenados no esquema, como José Genoino (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), também renunciaram aos mandatos.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Conselheira de Batayporã fica ferida após veículo oficial se envolver em acidente na MS-134
As informações apontam que o carro oficial foi fechado por uma carreta
Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Durante interrogatório, empresário confessou que usava sal de pecuária – sal mineral usado para gado – para salgar os espetinhos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.