Com quase 30 anos, Escort XR3 é encontrado zerinho ‘perdido’ em galpão

Um esportivo Escort XR3, que foi o sonho de muito marmanjo por ai, foi encontrado zerinho em galpão em Campinas, interior de São Paulo. O carro de 1985, que ano que vem já será considerado uma raridade, e terá direito, inclusive, a famosa placa preta, foi encontrado em estado de total abandono. O leitor do […]

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Um esportivo Escort XR3, que foi o sonho de muito marmanjo por ai, foi encontrado zerinho em galpão em Campinas, interior de São Paulo. O carro de 1985, que ano que vem já será considerado uma raridade, e terá direito, inclusive, a famosa placa preta, foi encontrado em estado de total abandono.

O leitor do site Autodynamics postou as fotos do carro, que para surpresa, de quem o encontrou, registrava míseros 167 quilômetros rodados.

No carro ainda havia um documento de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito que comprova o nascimento e a originalidade do esportivo dos anos 1980.

Escort

O Ford Escort começou a sua história no Brasil em 1983, com a chegada da terceira geração do modelo. A versão XR3 usava um motor 1.6 CHT de 83 cv e 12,8 mkgf de torque associado ao câmbio manual de cinco marchas. Leve, com apenas 936 kg, o Ford se destacava por acelerar de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e atingir a máxima de 163 km/h, de acordo com os números da Ford.

Placa preta

Para ter uma placa preta no carro não basta pintá-la, o que aliás é proibido. Para que um carro estampe a placa preta, exclusividade de veículos com mais de 30 anos, precisa ter ainda alto índice de originalidade.

Para ter direito à placa preta um carro (ou moto, ou caminhão) precisa passar pela inspeção de algum clube de veículos antigos credenciado pelo Denatran. Na avaliação entram itens como motor, transmissão, suspensão, freios e parte elétrica, além de pintura, rodas, pneus e interior do veículo, incluindo forração e painel.

O carro perde pontos se os itens avaliados estiverem avariados ou desgastados ou se não forem originais do carro. Depois que ganha o direito de usar a placa preta o veículo não pode ser modificado, sob pena de perder o certificado. O custo para obter a placa preta varia de um clube para outro, e a avaliação feita no veículo também.

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