O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), afirmou na manhã desta terça-feira (15) que não tem caixa para criar nenhuma secretaria. Apesar disso, ontem foi publicada a lei autorizativa para a criação da Igualdade Racial e Ação Comunitária.

“Não há estrutura financeira para criar nenhuma secretaria”, afirmou Olarte durante “Ação em Saúde do Homem”, na Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação).
No Diário Oficial de Campo Grande de ontem foram publicadas duas leis autorizando o Poder Executivo a criar a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) e a Secretaria Municipal de Ação Comunitária.

Os projetos foram aprovados no dia 3 de junho, da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e 10 de junho, da Secretaria de Ação Comunitária. Quando forem criadas, a Prefeitura terá 21 pastas.

Hoje, a Prefeitura tem as seguintes secretarias: Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande); Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito); Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande); Fundac (Fundação Municipal de Cultura); Funesp (Fundação Municipal de Esporte); Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande); SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social); Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio); Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais); Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação); Semad (Secretaria Municipal de Administração); Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); Semed (Secretaria Municipal de Educação); Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle); Semre (Secretaria Municipal da Receita); Semju (Secretaria Municipal da Juventude); Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).

Apesar de os institutos não estarem no patamar de secretaria, com as fundações, a Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) está na lista das pastas do primeiro escalão.