Pular para o conteúdo
Geral

Cientistas produzem ‘língua eletrônica’ para melhorar produção de vinho

Pesquisadores espanhois criaram um dispositivo que executa funções da língua humana e aponta o momento ideal para a colheita das uvas no processo de fabricação do vinho. Seus criadores, da Universidade Politécnica de Valência, o chamam de “língua volumétrica ou eletrônica”. Manez Ramón Martínez, coautor do estudo, disse à BBC que a “língua” é capaz […]
Arquivo -

Pesquisadores espanhois criaram um dispositivo que executa funções da língua humana e aponta o momento ideal para a colheita das uvas no processo de fabricação do vinho.

Seus criadores, da Universidade Politécnica de Valência, o chamam de “língua volumétrica ou eletrônica”. Manez Ramón Martínez, coautor do estudo, disse à BBC que a “língua” é capaz de medir a quantidade de açúcar (°Brix), o nível de acidez total, e o pH das uvas.

O dispositivo, um cilindro de aço equipado com eletrodos, analisa esses elementos, que indicam a melhor época para a colheita da fruta a partir do suco que é obtido quando as uvas são esmagadas.

Essa análise é bem semelhante à realizada pela língua de seres humanos ou animais, quando entra em contato com um alimento.

Primeiro a língua determina se o sabor é de uma substância doce, ácida ou amarga. Em seguida, realiza um processo mais complexo e reconhece se se trata de uma fruta, um legume ou qualquer outra coisa, como explica Martínez.

O acadêmico explica que uma das vantagens do dispositivo é que permite que se tenha uma certeza científica sobre a qualidade da fruta no início do processo, o que é essencial para obter um bom produto final.

“A colheita é muito importante, pois determina o resto da linha de produção, por isso tem que acontecer na hora certa: se a fruta está muito doce, a quantidade de álcool na bebida não seria correta, e se não forem colhidas na hora certa, apodrecem.” Ele acrescentou que, nesta fase inicial, a decisão sobre o momento da colheita decorre, muitas vezes, da intuição dos vinicultores.

O tempo que a fruta passa na videira depende ainda do tipo de vinho a ser produzido. Por exemplo, as primeiras uvas que são colhidas são usadas para a cava, um vinho espumante semelhante ao fabricado na região de Champagne, no norte da França.

Dados

O conceito da língua eletrônica para a análise de líquidos foi desenvolvido há vários anos, quando vários protótipos foram construídos. É inspirado no nariz eletrônico, que identifica odores usando reconhecimento de padrões que são processados por um computador.

O trabalho de campo foi realizado nos meses de agosto e setembro de 2012, época de colheita, em vinhedos na região mediterrânea da Espanha. Oito tipos de uva foram estudadas: Cabernet Sauvignon, Shyrah, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Bobal e Macabeo.

Os dados coletados pelo dispositivo eletrônico foram confirmados por estudos de laboratório realizados através de métodos tradicionais.

Os resultados acabam de ser publicados na revista Food Research International, do Instituto Canadense de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CIFST, na sigla em inglês), especializada na divulgação de pesquisas sobre nutrição e alimentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe