Centro Educacional Desafio recebe atividades pedagógicas e lúdicas do projeto Almanaque

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizam no dia 22 de agosto (sexta), a partir das 8h30 às 10h30 mais uma edição Projeto Almanaque, que desta vez comemora os 115 anos de Campo Grande com alunos do […]
| 16/08/2014
- 23:07
Centro Educacional Desafio recebe atividades pedagógicas e lúdicas do projeto Almanaque

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizam no dia 22 de agosto (sexta), a partir das 8h30 às 10h30 mais uma edição Projeto Almanaque, que desta vez comemora os 115 anos de Campo Grande com alunos do Centro Educacional Desafio.

Serão desenvolvidas nesta edição atividades pedagógicas e lúdicas, dentre algumas se destacam jogo da trilha, que aborda a história e curiosidades referentes a Campo Grande, dinâmicas, música, confecção de materiais e dramatização.

O Almanaque é um projeto de extensão interdisciplinar que incentiva a leitura e a escrita de crianças e jovens por meio de atividades pedagógicas e lúdicas. Conta atualmente com a participação de 12 acadêmicos de vários cursos de graduação da UCDB e possui parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Realiza visitas às escolas das redes pública, privada e instituições de Campo Grande. Nesses ambientes os extensionistas desenvolvem atividades diversas como jogos, brincadeiras, teatro, música e promove momentos de leitura e interpretação de textos a partir da leitura de histórias em quadrinhos, histórias curtas, contos e lendas pertinentes à temática explorada a cada encontro.

Neste ano o projeto trabalha com o tema “Cultura da Paz: semeando um futuro melhor”. Respeitar a vida é dizer não à violência e procurar a solução das diferenças por meio do diálogo. Os princípios norteadores das atividades são desenvolvidos através da modificação da conduta pessoal perante as pequenas coisas do dia a dia, reforçando a solidariedade e o respeito às diferenças.

Segundo a coordenadora do projeto Almanaque, professora Angela Cristina Catonio, esse tema busca fortalecer o respeito ao próximo e incentiva o cultivo de valores positivos em uma época em que o individualismo se manifesta com tanta força. “É importante encorajar crianças e jovens para a resolução de seus conflitos sem o uso da violência e despertar a noção de que a paz deve ser vivenciada em cada ato ou ação praticada.”

O projeto Almanaque acontece dia 22 de agosto (sexta), a partir das 8h30 no Centro Educacional Desafio, que fica na Rua Guia Lopes, 363, Bairro Amambai.

Outras informações podem ser obtidas na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 ou pelos telefones 3316-9161 e 3316-9177. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Últimas notícias