A quarta edição do Campo Grande Game Show – um dos maiores eventos de entretenimento da região Centro-Oeste, acontecerá de 1 a 16 de março, das 14h às 20 horas, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. Pela primeira vez, a capital sul-mato-grossense reunirá, em um só local, grandes empresas como Intel, Playstation, Ubisoft e Kingston com atrações diárias. Museu do Videogame, concurso de cosplay, concerto musical gamer, campeonato de League of Legend, concursos de Just Dance 2014, simulador de corrida e games para Playstation 3, Playstation 4, entre outros. Quem visitar o evento gratuito ainda concorrerá a três videogames Playstation 3 e a dezenas de jogos e brindes durante os 16 dias.

O grande destaque do 4º Campo Grande Game Show será o Museu do Videogame. Segundo o curador do museu, o colecionador Cleidson Lima, os visitantes encontrarão mais de 200 consoles e portáteis de todas as gerações nos últimos 42 anos. Entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; o Telejogo Philco Ford (o primeiro videogame fabricado no Brasil), de 1977; o Nintendo Virtual Boy, de 1995; o Vectrex (console de 1982 que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979; o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985), entre outros. Todos os itens terão informações com nome, data de lançamento e detalhes técnicos do videogame. Alguns consoles antigos trarão também vídeos com comerciais de época e detalhes de como funcionavam.

Além da exposição, os visitantes também poderão jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford (1977), Atari 2600 (1976), Nintendinho 8 bits (1985), Master System (1986), Mega Drive (1988), Super Nintendo (1990), Nintendo 64 (1996), Game Cube (2001), Sega Dreamcast (1998), Xbox (2001), Playstation 1 (1994), entre outros.

E não são somente os antigos que estarão em destaque. Os visitantes do 4º Campo Grande Game Show também poderão jogar, de graça, alguns dos lançamentos para Xbox 360, Playstation 3, Nintendo Wii U, Microsoft Xbox One e também Sony Playstation 4.

Videogame Concert, desafio Just Dance 2014 e concurso de cosplay

Um das novidades este ano é a participação de grandes empresas mundiais de hardware e games. A Playstation trará 10 estações com jogos de Playstation 3 e quatro com o recém-lançado Playstation 4. Além disso, para os amantes de velocidade, a empresa trará dois simuladores de corrida com o game Gran Turismo 6, um dos jogos com melhor qualidade de imagem e realismo do mercado.

Para os fãs de jogos de computador, a Intel desembarca no 4º Campo Grande Game Show com um palco com 10 máquinas com a nova geração de processadores Core i7 configuradas especialmente para o amantes de games. Neste palco, além de poder jogar alguns títulos demonstrados na Campus Party deste ano, também haverá o campeonato de League of Legends nos dia 8 e 9 de março que reunirá cerca de 80 jogadores.

Para os que querem experimentar as mais novas tecnologias de videogames, que exigem que o jogador se movimente em vez de ficar sentado no sofá, o 4º Campo Grande Game Show possibilitará ao visitante literalmente mexer o corpo inteiro em jogos de dança e esportes. No palco principal, poderão participar de concursos de dança com o Just Dance 2014, da Ubisoft, e concorrer a dezenas de prêmios. Basta inscrever sua equipe, com quatro integrantes, e buscar a melhor pontuação. A grande final será no dia 15 de março, a partir das 15 horas.

Além disso, o 4º Campo Grande Game Show terá o Videogame Concert, uma apresentação musical na qual serão apresentadas as trilhas de games que marcaram gerações, como Mario Bros, Top Gear, Sonic, Alex Kidd, Castlevania, Legend of Zelda, entre outras. O saxofonista Jader Leandro explica que será uma nova forma de apresentar ao público instrumentos que geralmente só aparecem em concertos clássicos, como saxofone, violino, piano, entre outros.

Nesse mesmo palco acontecerá o Concurso de Cosplay do 4º Campo Grande Game Show. Em parceria com o Anime GAM, maior evento de cosplay de Mato Grosso do Sul, dezenas de cosplayers de Mato Grosso do Sul poderão participar de desfiles e concorrer a prêmios. Para quem não sabe, cosplay é a abreviação costume play e trata-se de uma divertida e curiosa atividade em que pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames. Os cinco melhores receberão kits cosplay (mimos do mundo dos games) e prêmios em dinheiro.

Visitas de escolas

Para os grupos escolares, com cerca de 40 estudantes acompanhados de professores, o Campo Grande Game Show terá o Receptivo Vip, na semana pós-carnaval, de 10 a 14 de março, das 14h às 16h30. Os alunos, bem como os seus professores, vãos curtir uma tarde com acesso a todas as atrações diárias do evento. Para isso, basta fazer seu agendamento com a autorização dos seus responsáveis. As vagas são limitadas.

Para mais informações sobre o 4º Campo Grande Game Show, basta acessar o Facebook (www.facebook.com/cggameshow).

PROGRAMAÇÃO

Dia 1 de março

Abertura das inscrições concurso cosplay.

Dia 2 de março

Abertura das inscrições campeonato de League of Legends.

Dia 7 de março, às 19h:

Videogame Concert – instrumental com temáticas de videogames.

Dia 8 e 9 de março, a partir das 14h:

Campeonato de League of Legends.

Dia 15 de março, campeonato Just Dance – coloque seus amigos para dançar:

Final Just Dance, a partir das 15 h.

Dia 16 de março, a partir das 15h:

Desfile de Cosplay.