Câmara espera quórum para votar polêmica Lei das Biografias nesta terça
Depois do pedido de urgência que colocou o assunto como prioridade na semana passada, o polêmico Projeto de Lei 393/2011, mais conhecido como Lei das Biografias, que está há três anos em tramitação, deve ser finalmente votado na Câmara nesta terça-feira (29). Após o debate acalorado sobre o tema exceder os corredores de Brasília em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois do pedido de urgência que colocou o assunto como prioridade na semana passada, o polêmico Projeto de Lei 393/2011, mais conhecido como Lei das Biografias, que está há três anos em tramitação, deve ser finalmente votado na Câmara nesta terça-feira (29).
Após o debate acalorado sobre o tema exceder os corredores de Brasília em 2013 –principalmente quando artistas como Chico Buarque, Roberto Carlos e Gilberto Gil se declararam a favor da autorização prévia para a publicação de uma biografia–, o projeto está na pauta da Câmara e aguarda quórum na sessão para ser votado (é necessário que 257 deputados estejam presentes).
Há duas semanas, o autor do texto, o deputado Newton Lima (PT-SP), explicou a urgência do tema: “Todos nós temos o direito à privacidade e à intimidade, mas as pessoas públicas têm esses direitos relativizados em razão do interesse coletivo sobre a vida de quem, de alguma forma, faz parte da história do país”.
O Projeto de Lei propõe inserir um parágrafo no artigo 20 Código Civil que retira a autorização prévia para a divulgação de imagens, escritos e informações biográficas –e ganhará novo parágrafo para garantir rapidez na Justiça em caso de informações falsas ou ofensivas. O artigo vigente possibilitou que Roberto Carlos proibisse a comercialização de sua biografia não autorizada, “Roberto Carlos em Detalhes”, lançada pelo jornalista Paulo César de Araújo, em 1997.
Em entrevista em 2013, Lima assegurou que os livros não deixarão de ser lançados, tampouco serão retirados de circulação. Com o novo texto, o biografado que se sentir lesado e ofendido com inverdades poderá pedir a retirada do trecho específico. “Os livros não saem da prateleira. Não se altera nada. Apenas trechos a posteriori poderão ser retirados.”
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.