Em comemoração do Dia Mundial do Ciclista, nesta terça-feira, 15 de abril, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), em parceria com a Frutilla e a Jumbitos, realizará blitz educativa com os ciclistas a partir das 16 horas, na ciclovia da Avenida Cônsul Assaf Trad, próximo do supermercado Atacadão, saída para Cuiabá. A abordagem será feita na ciclovia pelos agentes de trânsito e a equipe da divisão de Educação para o Trânsito convidando os ciclistas para uma conversa informal sobre a preservação da vida a partir de atitudes corretas e preventivas.

Segundo dados da Agetran, seis ciclistas foram morreram de janeiro a abril deste ano, contra quatro mortos no mesmo período do ano passado. As principais causas foram visibilidade e o não uso do capacete. Atualmente, Campo Grande conta com 77,22 quilômetros de ciclovia e 13,05 quilômetros  de ciclofaixas. Está prevista a construção de mais 6,8 quilômetros de ciclovias e 2,2 quilômetros  de ciclofaixas.

A meta da ação é abordar mil ciclistas que receberão kits do projeto Vida no Trânsito (jornal e lápis do Setinha, adesivo, uma frutilla e um jumbitos) para que se sensibilizem e apoiem o movimento. O boneco Setinha – mascote do evento – estará com faixas parabenizando os ciclistas pelo seu dia, lembrando que bicicleta também é veículo e que, como tal, também deve respeitar as leis de trânsito.

Na quarta-feira, a mesma ação será deflagrada, às 16 horas, na ciclovia da Avenida Gury Marques, próximo da fábrica da Coca-Cola.