O governo do México emitiu na noite de quarta-feira um alerta em uma dezena de Estados do centro do país pelo roubo de material radioativo de um armazém de uma empresa localizada nos subúrbios da capital.

O Ministério de Governo (Interior) informou em comunicado que, embora seja “improvável” que o material (césio 137 e amerício/berílio) seja perigoso para a saúde, pode sim causar lesões a quem o manipular sem cuidados ou ficar em contato com o material durante muito tempo.

O governo não deu detalhes sobre o volume furtado nem seu uso potencial.

Mais cedo, o secretário do Governo, Miguel Ángel Osorio Chong, disse a jornalistas que as autoridades já estavam em busca do material radioativo.

“É um material que requer cuidados em seu manejo, por isso é importante localizá-lo rapidamente e, claro, punir quem tiver infringido (a lei), tiver cometido este delito”, afirmou.

Em fins do ano passado, ladrões roubaram um caminhão com dejetos radioativos que incluíam cobalto-60, um material que segundo especialistas pode ser usado para fabricar as chamadas “bombas sujas”. O caminhão foi encontrado abandonado horas depois.