Pela primeira vez no Brasil, fãs de Star Wars vão prestar homenagem à série e participam da tradicional – nos Estados Unidos – corrida temática, com direito a sabre de luz, fantasias e máscaras. Em Campo Grande, a prova chamou a atenção da atleta Tarsilla Ferreira, 32 anos, que é fã da saga e ficou sabendo do evento por meio de um amigo.

Ela conta que corre por influência do pai e do avô, que praticam corrida. “Estou sempre atenta às corridas que acontecem no país, mas, desta vez, a quero mais é me divertir. Sou fã de cinema e adorei a ideia”, conta.

Com início marcado para o primeiro minuto deste domingo, dia 4 de maio, a corrida acontece em São Paulo. O percurso é de seis quilômetros, com largada e chegada na rua Tagipuru, na Barra Funda.

A ideia é reunir cerca de 5 mil corredores, que podem ou não ir fantasiados, e que mais se divirtam do que se exercitem. A data foi apenas um trocadilho com o bordão principal do filme: “Que a força esteja com você”. Em português, a brincadeira não faz sentido, mas em inglês, a famosa frase “May the force be with you” soa parecido com “May the fourth”, que em português significa “quatro de maio”.

Tarsilla diz que nunca participou de corrida temática e, desta vez, a animação é elemento adicional para a prova, que tem como grande prêmio uma viagem ao Star Wars Weekend, em Orlando, e um ano de cinema grátis, tudo com direito a acompanhante. “Fiquei curiosa na hora de pegar o kit e comecei a imaginar o pessoal fantasiado. Acho que vou fazer o cabelo da Princesa Leia”, cogita.

O kit da corrida contém número do peito do corredor, chip pra ver o tempo final da corrida, camiseta, sacola com desenho do personagem – o robô R2D2 – máscara com algum personagem da saga ou sabre de luz e uma garrafa d’água.

A festa começa hoje, às 22h, com djs e uma legião de fãs fantasiados. Haverá projeção de trechos dos filmes durante o trajeto e um concurso que vai premiar as três melhores fantasias com um kit de produtos e pôster exclusivo de Star Wars. A comemoração continua amanhã com programação temática espalhada pela cidade