Argentina e Uruguai alertarão sobre torcedores violentos na Copa
A Polícia Federal brasileira e a Interpol estão organizando uma ação conjunta com a Argentina e o Uruguai para controlar a entrada de torcedores durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil, segundo informações passadas pela polícia à reportagem. “A Polícia Federal do Rio Grande do Sul tem sete delegacias na fronteira com a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Federal brasileira e a Interpol estão organizando uma ação conjunta com a Argentina e o Uruguai para controlar a entrada de torcedores durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil, segundo informações passadas pela polícia à reportagem.
“A Polícia Federal do Rio Grande do Sul tem sete delegacias na fronteira com a Argentina e com o Uruguai que serão reforçadas em razão do controle migratório, que é atribuição da instituição”, informou a assessoria de imprensa, no escritório de Porto Alegre.
Policiais federais dos três países tiveram as primeiras reuniões em dezembro para detalhar a operação voltada para o Mundial.
“O foco das reuniões foi identificar as principais rotas de entrada dos torcedores desses países em razão da Copa de 2014, que tem o Rio Grande do Sul como uma de suas sedes, e obter informações sobre as características das torcidas”, disseram.
Novas reuniões serão realizadas antes do Mundial, em junho, mas as diretrizes já foram definidas, segundo contou à BBC Brasil o diretor de combate ao crime organizado da Interpol no Uruguai, o inspector José Izquierdo.
‘Barra Bravas’
Ele disse que a maior preocupação é com os “torcedores violentos”, especialmente os conhecidos como barra bravas.
O nome barra bravas designa torcedores violentos em vários países da América Latina. Mas a maior preocupação, segundo sugeriu o inspetor da Interpol no Uruguai, seria com os barras argentinos, já que a seleção do país jogará na capital do Rio Grande do Sul.
“Nossa maior preocupação é com os torcedores barra bravas que atuam nos jogos da Argentina ou mesmo aqui no Uruguai. E eles, argentinos, já estão se organizando para viajar por terra para Porto Alegre, onde a seleção argentina vai jogar”, disse Izquierdo.
Na Argentina, há barras entre torcedores de diversos clubes e muitos têm passagem na polícia. A violência provocada pelos barras dentro e na saída dos estádios tem sido um problema sério na Argentina.
Na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, vários “barras” foram deportados para Buenos Aires, o que muitos, na Argentina, consideraram uma “vergonha” para o país.
Izquierdo disse que para chegar a Porto Alegre, estes torcedores, em particular os que moram na grande Buenos Aires, poderiam passar pelo Uruguai atravessando as fronteiras de Rivera-Santana do Livramento e Chuy-Chuí. Nestes locais, disse, o plano conjunto prevê que o policiamento deverá ser reforçado.
Alerta
A operação conjunta dos três países prevê que as autoridades da Argentina e do Uruguai “alertem” o Brasil para o caso de grupos ou indivíduos com históricos de violência.
“A ideia é trocar informação e monitorar aqueles que já têm antecedentes de violência”, disse Izquierdo. Segundo ele, os policiais não poderão reter os documentos dos suspeitos, mas “alertar” as autoridades brasileiras.
“Vivemos a livre circulação de pessoas (no Mercosul), mas faremos o alerta”, afirmou o inspetor.
No ano passado, grupos de barras do Velez Sarsfield, da Argentina, em um jogo contra o Peñarol, do Uruguai, foram apontados pela polícia e imprensa local como responsáveis por episódios de violência no estádio Centenário, de Montevidéu.
Na ocasião, a imprensa uruguaia informou que a polícia local chegou a ser avisada que haveria truculência promovida pelos grupos mais radicais.
“A operação policial foi bem planejada, porém mal executada”, disse, na ocasião, o ministro do Interior do Uruguai, Eduardo Bonomi, de acordo com a imprensa local. Em uma reportagem recente, o El País, de Montevidéu, informou que a polícia já fotografou os mais violentos dos times do Uruguai e que muitas vezes os grupos surgem dos bairros onde os torcedores moram.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.