Treze municípios do sul do Piauí estão sem energia elétrica desde a madrugada deste sábado de carnaval (1º).

Segundo a Eletrobrás Distribuição Piauí, o apagão começou a 0h55 e atinge as cidades de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Várzea Branca, Fartura do Piauí, Bonfim, São Braz, Anísio de Abreu, Caracol, Jurema, Guaribas e Dom Inocêncio.

Em nota, a empresa explicou que o apagão ocorreu por conta de um problema na linha de transmissão entre as subestações São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

Até as 10h30, a empresa informou que estava tentando solucionar o problema e não havia informado sobre restabelecimento da energia nas cidades.

“As equipes da Eletrobrás Distribuição Piauí estão em campo para detectar e solucionar o problema. A empresa está dedicando todos os esforços para que o serviço seja restabelecido o mais rápido possível”, informou a empresa, em comunicado.

Apagão nacional

No começo de fevereiro, um apagão afetou  6 milhões de pessoas em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de uma pequena quantidade de consumidores do Tocantins, na região Norte.

O apagão durou  30 minutos. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), o problema foi causado por dois curtos circuitos praticamente simultâneos em duas linhas do sistema de transmissão, entre Miracema (TO) e Colinas (TO). Com isso, uma terceira linha ficou sobrecarregada e também caiu.