Aneel aprova reajuste médio de 35,05% para tarifas da Copel
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira um reajuste médio de 35,05 por cento a ser aplicado a partir desta terça nas tarifas da distribuidora paranaense Copel. Para os clientes de alta tensão, como as indústrias, o reajuste médio ficou em 37,35 por cento, enquanto para a baixa tensão (residências) o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira um reajuste médio de 35,05 por cento a ser aplicado a partir desta terça nas tarifas da distribuidora paranaense Copel.
Para os clientes de alta tensão, como as indústrias, o reajuste médio ficou em 37,35 por cento, enquanto para a baixa tensão (residências) o aumento médio ficou em 33,49 por cento.
Segundo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, a principal explicação para o aumento das tarifas é a elevação do custo da energia comprada pela Copel.
“A Copel tinha um volume grande de energia velha no seu mix, com preços mais baratos, e tanto no leilão no fim do ano passado como no leilão de abril, essa energia que foi contratada em substituição da energia existente foi a valores acima daqueles que vinham sendo considerados nos processos tarifários”, disse.
No mix dos diferentes contratos, a energia comprada pela Copel (para ser revendida aos consumidores) subiu 35 por cento.
O índice de reajuste tarifário da Copel, excluindo-se os efeitos dos componentes financeiros do ano passado, ficou, em média, em 30,78 por cento, inferior ao pedido feito pela empresa de um reajuste (sem esses efeitos financeiros) de 32,45 por cento.
O reajuste da Copel acabou também pesando nas tarifas da Companhia Campolarguense de energia (Cocel), distribuidora que abastece o município de Campo Largo, no Paraná. A Aneel autorizou reajuste médio de 42,02 por cento para a Cocel, que compra sua energia da Copel.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.