Pular para o conteúdo
Geral

A grande família: bons de voto, clãs se perpetuam na política de Mato Grosso do Sul

Filhos, irmãos, esposas, primos e sobrinhos. A política é recheada deles. Em Mato Grosso do Sul, o exemplo mais emblemático é o da família Trad, mas não é o único. Existem até casos de parentes que são adversários políticos, como o dos primos Waldemir Moka (PMDB) e Zeca do PT, respectivamente senador e vereador. Quando […]
Arquivo -

Filhos, irmãos, esposas, primos e sobrinhos. A política é recheada deles. Em Mato Grosso do Sul, o exemplo mais emblemático é o da família Trad, mas não é o único. Existem até casos de parentes que são adversários políticos, como o dos primos Waldemir Moka (PMDB) e Zeca do PT, respectivamente senador e vereador.

Quando chegou a Mato Grosso (então estado uno), na década de 20, Assaf Trad dificilmente poderia imaginar que levaria o sobrenome para todas as esferas de poder em Mato Grosso do Sul. Ele conheceu a imigrante libanesa Margarida Maksoud e ambos tiveram um filho: Nelson Trad.

Nascido no dia 30 de outubro de 1930, em Aquidauana, Nelson foi deputado federal, se casou com Therezinha Mandetta e teve cinco filhos: Fátima, Nelsinho, Marquinhos, Fábio e Maria Thereza.

Nelsinho foi vereador, deputado estadual, prefeito de por duas vezes, secretário de Estado e hoje é pré-candidato a governador. Marquinhos foi vereador, é deputado estadual e pré-candidato à reeleição. Fábio foi presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul), é deputado federal e também pré-candidato à reeleição. Os três são do PMDB.

Conhecida pelos ensaios sensuais para revistas masculinas, Maria Thereza Trad, a Tetê, adiou a entrada na política após ter ficado grávida. Dos filhos de Nelson Trad, apenas Fátima Trad Martins nunca manifestou interesse em entrar na política. No entanto, ela e o marido Martins, ex-secretário de Saúde, tiveram um filho: Otávio Trad. O caçula é vereador de primeiro mandato, mas já preside a Comissão de Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, a mais importante da Câmara Municipal, responsável por analisar todos os projetos que dão entrada no Parlamento.

Os irmãos Trad (Nelsinho, Fábio e Marquinhos, além de Tetê e Fátima) têm ainda dois primos no cenário político: o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), filho do médico Hélio Mandetta e de Maria Olga Mandetta, e o vereador Paulo Siufi (PMDB), que já presidiu a Câmara Municipal de Campo Grande.

PT e PMDB – Já a ex-mulher de Nelsinho Trad, Antonieta Amorim, é pré-candidata a deputada estadual e suplente do senador Waldemir Moka (PMDB). O senador peemedebista, por sua vez, é primo do vereador e ex-governador Zeca do PT, que são adversários políticos.

Zeca também tem seus parentes na política. Casado com Gilda Gomes, ele é tio do deputado federal Vander Loubet (PT) e irmão de Heitor Miranda, prefeito de Porto Murtinho. Durante o seu primeiro mandato de governador, ele chegou a ser acusado de nepotismo ao colocar irmão, mulher e sobrinhos em cargos públicos.

Pré-candidata a senadora, a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) é filha do ex-senador Ramez Tebet (1936-2006), advogado de origem libanesa que presidiu o Senado Federal entre os anos de 2001 e 2003. O presidente do Senado é o terceiro na linha sucessória da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente e do presidente da Câmara dos Deputados.

O senador Delcídio do Amaral (PT), pré-candidato a governador, também teve um político na família. Ele é sobrinho do ex-deputado estadual Rômulo do Amaral, que faleceu em abril.

De pai para os filhos – Recordista nacional de mandatos consecutivos, Londres Machado (PR) foi outro que fez herdeiros. A mulher dele, Ilda Machado, já foi prefeita de , e a filha, Grazielle, é vereadora de Campo Grande. Já o filho, Gutemberg Judson Salgado Machado, o “Guy” Machado, foi vereador por um mandato e presidente da Câmara, mas não quis seguir a carreira política.

Londres acumula 11 mandatos de deputado estadual e 50 anos de vida pública. Agora, aos 70 anos, estuda a possibilidade de deixar o campo político e abrir mais espaço para a filha.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), tem na política a irmã Tereza Name (PSD), que já foi vereadora e poderá disputar uma das cadeiras na Assembleia Legislativa.

Ele irá se aposentar da política e é cotado para assumir o cargo de conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado). Além disso, o cunhado dele, Pedro Chaves, é suplente do senador Delcídio do Amaral (PT) e assumirá a cadeira no Congresso Nacional se o petista foi eleito governador. O mandato de Delcídio no Senado vai até 2018.

Em casa – A Câmara Municipal de Campo Grande conta com vários exemplos de herdeiros políticos. O vereador Paulo Pedra (PP) é sobrinho do ex-prefeito de Campo Grande Albino Coimbra Filho. Magali Picarelli é esposa do deputado estadual Maurício Picarelli (os dois do PMDB) e Luiza Ribeiro (PPS) é casada com Flávio Brito, ex-diretor da Fundesporte (Fundação Municipal de Esporte), que atua na campanha do deputado federal (PMDB).

Já a Assembleia Legislativa teve até o caso de ter dois irmãos deputados: Zé Teixeira (DEM, na época PFL) e Humberto Teixeira (PDT), que vivenciaram vários desentendimentos à época. Humberto foi também prefeito de Dourados de 1993 a 1996.

No PSDB também há caso de parentes na política. O suplente de deputado Professor Rinaldo é irmão da vereadora Professora Rose.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De descanso a visita das bases políticas: saiba o que os deputados de MS vão fazer durante o recesso

Deputados apresentaram mais de 150 projetos de lei no primeiro semestre; confira ranking

Pix transformou economia e tornou-se indispensável, avaliam setores de MS

Proibidas na Capital, leucenas devem ser removidas, mas tarefa não será fácil e levará anos

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Autor de novelas da Globo, Manoel Carlos está sob cuidados médicos; saiba detalhes

Últimas Notícias

Cotidiano

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Bloqueio acontece até o fim da tarde próximo à antiga Uniderp Agrária

Brasil

Lula diz que ministros do STF foram atingidos por mais uma medida arbitrária do governo dos EUA

Presidente criticou o que considera ser uma interferência internacional no sistema judiciário brasileiro

Mundo

Tropas de Israel matam mais de 30 palestinos que buscavam comida, dizem autoridades de Gaza

Exército alega que realiza apenas "disparos de advertência" quando as multidões se aproximam

Política

Bolsonaro, Trump e recesso parlamentar marcam semana política em Mato Grosso do Sul

Tarifaço dos Estados Unidos contra os produtos brasileiros movimentou a política em Mato Grosso do Sul