Vulcão registra explosões no Equador

O vulcão Tungurahua, localizado no Equador, continua apresentando alto índice de atividades, tendo registrado duas explosões de intensidade moderada nesta madrugada. O Instituto Geofísico da Escola Politécnica do Equador divulgou que o vulcão chegou a expelir substâncias incandescentes. O instituto ainda sugeriu que a população evite subir até o vulcão e que permaneça distante d…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O vulcão Tungurahua, localizado no Equador, continua apresentando alto índice de atividades, tendo registrado duas explosões de intensidade moderada nesta madrugada.

O Instituto Geofísico da Escola Politécnica do Equador divulgou que o vulcão chegou a expelir substâncias incandescentes.

O instituto ainda sugeriu que a população evite subir até o vulcão e que permaneça distante do local, pois substâncias incandescentes podem ser expelidas a qualquer momento.

Após as autoridades locais declararem alerta laranja, em 14 de julho, centenas de habitantes evacuaram o local, informou a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos.

O vulcão entrou em processo de erupção em 1999 e já registrou diversos episódios considerados preocupantes desde então, em agosto de 2006, maio de 2008 e agosto de 2012. Em dezembro deste mesmo ano, o alerta subiu de amarelo para laranja, mas após três meses a atividade do Tungurahua registrou uma diminuição.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)