Universidade inclui curso com análises bíblicas de letras de Springsteen

Alunos da Rutgers College, uma das mais antigas instituições de ensino superior dos EUA, na cidade de Nova Jersey, podem agora passar um semestre estudando as análises e interpretações da Bíblia feitas por Bruce Springsteen ao longo de sua carreira. As informações são do jornal local Rutgers Today. Desde o início do ano, o Professor […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Alunos da Rutgers College, uma das mais antigas instituições de ensino superior dos EUA, na cidade de Nova Jersey, podem agora passar um semestre estudando as análises e interpretações da Bíblia feitas por Bruce Springsteen ao longo de sua carreira. As informações são do jornal local Rutgers Today.

Desde o início do ano, o Professor Azzan Yadin-Israel, grande fã do músico, aplica na universidade um semestre focado nos fundamentos telógicos das letras das canções de Springsteen e de suas “reinterpretações de histórias contadas na Bíblia”.

“É interessante como ele se refere com mais frequência ao Velho do que ao Novo Testamento. Em um nível literal, Springsteen remodela figuras bíblicas a histórias que têm como pano de fundo a paisagem americana”, disse Yadin-Israel, cuja carreira acadêmica sempre foi pautada no ensino da literatura rabínica, Manuscritos do Mar Morto e Platão.

Ele exemplificou o argumento: “o narrador de Adam Raised a Cain descreve sua tensa relação com o pai através por meio do prisma da história bíblica do primeiro pai e filho (Caim e Abel); tempestades apocalípticas acompanham a torturante transição de um garoto à vida adulta em Promised Land e (em Into the Fire) os socorristas que trabalharam no 11 de Setembro se mostram em um lugar mais alto entre as chamas, assim como o profeta Elias em sua carruagem de fogo.”

Ensinos sobre as letras de Springsteen podem até parecer novidade, mas não são. Na renomada Universidade de Princeton existem aulas sobre o músico no curso de Sociologia. Além disso, na Monmouth já foram dadas aulas sobre seu legado, enquanto a Rochester chegou a oferecer um curso de história sobre ele.

Conteúdos relacionados