Turquia autoriza uso de véu muçulmano e barba para funcionários públicos
O governo da Turquia acabou hoje (8) com a proibição de véu islâmico para as funcionárias públicas. A iniciativa faz parte de uma série de reformas governamentais e foi comemorada pelo primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan. A Turquia é um dos poucos países, de maioria muçulmana, onde o Estado é laico. Porém, há um movimento político […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo da Turquia acabou hoje (8) com a proibição de véu islâmico para as funcionárias públicas. A iniciativa faz parte de uma série de reformas governamentais e foi comemorada pelo primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan. A Turquia é um dos poucos países, de maioria muçulmana, onde o Estado é laico. Porém, há um movimento político que defende a islamização do país.
“Abolimos hoje uma disposição arcaica que era contrária ao espírito da República. É um passo em direção à normalização”, disse Erdogan cuja mulher usa véu, tal como a maioria das companheiras dos dirigentes do partido governamental da Justiça e Desenvolvimento (AKP). “As mulheres que usam véu são membros de parte inteira desta República tanto quanto as que andam de cabeça descoberta”, acrescentou.
A medida foi apresentada por Erdogan em 30 de setembro. A iniciativa integra um conjunto de reformas para ampliar os direitos das minorias. A medida entrou em vigor hoje definindo um novo regulamento de vestimentas para os funcionários públicos, incluindo o direito de homens usarem barba, como é costume entre os muçulmanos religiosos.
A oposição turca denunciou a medida, considerando que se trata de golpe na simbologia do Estado laico turco, estabelecido pelo fundador da República, Mustafa Kemal Ataturk. As estudantes turcas já haviam conseguido autorização para usar lenço nos campi universitários.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.