TST nega indenização a empregado que era obrigado a andar de cueca
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) absolveu a BRF – Brasil Foods S/A do pagamento de indenização por danos morais a um empregado que era obrigado a trocar de roupa e transitar no vestiário, apenas de cuecas, na companhia de colegas. O empregado exercia a função de operador de caldeira e afirmou, na reclamação trabalhista, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) absolveu a BRF – Brasil Foods S/A do pagamento de indenização por danos morais a um empregado que era obrigado a trocar de roupa e transitar no vestiário, apenas de cuecas, na companhia de colegas.
O empregado exercia a função de operador de caldeira e afirmou, na reclamação trabalhista, que todos os dias era obrigado a retirar a roupa e andar, apenas de cueca, por um corredor de seis metros junto com outros 100 colegas movimentando-se “ombro a ombro” para depois colocar o uniforme. Na saída fazia o inverso.
O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 4ª Região (RS) considerou que o procedimento da empresa violava os direitos de personalidade do trabalhador e fixou indenização por dano moral em R$ 5 mil.
No recurso, a Brasil Foods alegou não ter praticado qualquer ato ilícito quanto à troca de uniforme e que seguiu as determinações legais e as previstas na Norma Regulamentadora nº 24 do Ministério do Trabalho e Emprego, referentes às condições sanitárias de conforto nos locais de trabalho.
Segundo o TST, não houve ato ilícito no procedimento da empresa, uma vez que a conduta empresarial visava atender às normas de higiene previstas pelo Ministério da Agricultura.
O relator, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, citou em seu voto alguns fatos relatados na inspeção judicial, como o espaço físico destinado apenas aos homens e a inexistência de reclamação de outros empregados e concluiu que a troca de roupa e o deslocamento em traje íntimo até a colocação do uniforme não configura, por si só, ato lesivo à intimidade e à honra do trabalhador.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
VÍDEO: Papai e Mamãe Noel desfilam em trenó de triciclo pela Avenida Afonso Pena
Vídeo da cena inusitada circulou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (26)
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.