Tomografia computadorizada aumenta risco de câncer
Todos os anos, mais de quatro milhões de crianças realizam tomografias computadorizadas. Agora, um novo estudo sugere que esses exames aumentam o risco de desenvolvimento de câncer no futuro. Em um artigo publicado online mês passado no periódico JAMA Pediatrics, pesquisadores somaram as tomografias computadorizadas realizadas em crianças com menos de 15 anos de 1996 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Todos os anos, mais de quatro milhões de crianças realizam tomografias computadorizadas. Agora, um novo estudo sugere que esses exames aumentam o risco de desenvolvimento de câncer no futuro.
Em um artigo publicado online mês passado no periódico JAMA Pediatrics, pesquisadores somaram as tomografias computadorizadas realizadas em crianças com menos de 15 anos de 1996 a 2010 em sete sistemas de saúde americanos e calcularam a quantidade média de radiação transmitida para a cabeça, a espinha dorsal, o abdome e o tórax dessas crianças.
Os resultados foram bastante variados. Entretanto, os cientistas descobriram que até um quarto das crianças que realizaram apenas um exame abdominal receberam 20 ou mais milissieverts (a quantidade média recebida em raios-X de tórax é 0,1 milissievert).
Os pesquisadores estimam que as tomografias computadorizadas realizadas durante um ano nos Estados Unidos podem levar ao desenvolvimento de 4.879 cânceres no futuro, em crianças com menos de 15 anos. Um aumento pequeno, porém significativo.
Os estuidosos calculam que se as dosagens mais altas – do primeiro quartil – fossem reduzidas ao nível médio, o desenvolvimento de cânceres no futuro seria reduzido em até 43%.
Diana L. Miglioretti, principal autora do estudo e professora de bioestatística da Universidade da Califórnia, em Davis, recomenda que os pais façam as seguintes perguntas aos médicos: Como esse exame pode mudar o tratamento oferecido ao meu filho? Existem outros testes para serem usados?
“Se o médico disser que o paciente precisa realizar a tomografia computadorizada”, afirma Miglioretti, “então os pais devem perguntar a ele ‘o que fará para garantir que a dosagem seja a mais baixa possível?”
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
Últimas Notícias
Tucano e gavião bebês chamam atenção em estância de MS e ave de rapina ganha até cobra morta para comer
Em ninhos separados, os filhotinhos esbanjaram a beleza de suas espécies
Comerciante fica ferido em acidente com três veículos na BR-376
Uma caminhonete F-1000 também se envolveu no acidente
Agência de segurança da Rússia prende suspeitos de tentar matar oficiais a pedido da Ucrânia
Quatro suspeitos foram presos
Em estado crítico, doações de leite materno caem 40% na Santa Casa de Campo Grande
Com queda nas doações, Santa Casa faz apelo para que mães que amamentam contribuam com doação de leite humano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.