Geral

Simulado de desastres naturais da Defesa Civil Nacional acontece em Aquidauna

Aquidauna (MS) recebe o primeiro simulado de preparação para desastres naturais da Região Centro-Oeste realizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Moradores de áreas de risco, que residem próximos ao Rio Aquidauana, serão capacitados para lidar com situações críticas, como inundações e deslizamentos de terra. Para Werneck Martins, da Defesa Civil Nacional, a prática do […]

Arquivo Publicado em 27/06/2013, às 18h50

None

Aquidauna (MS) recebe o primeiro simulado de preparação para desastres naturais da Região Centro-Oeste realizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.


Moradores de áreas de risco, que residem próximos ao Rio Aquidauana, serão capacitados para lidar com situações críticas, como inundações e deslizamentos de terra. Para Werneck Martins, da Defesa Civil Nacional, a prática do simulado é essencial para qualificar tanto a população quanto os órgãos que atuam no momento da emergência, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.


“As pessoas conhecerão melhor os riscos, passando a ter mais conhecimento da região onde moram. Vamos preparar a comunidade para desastres, dar instruções de rotas de fuga, além de treinar os órgãos públicos na resposta ao desastre”, pontua Werneck.


Agentes de 39 municípios de Mato Grosso do Sul participam no município, desde o início da semana, de uma oficina preparatória. Além de capacitação técnica para enfrentamento de desastres naturais, os 51 profissionais que participam do curso recebem instruções sobre vários assuntos relacionados à defesa civil, entre eles: noções de legislação; atuação do Sistema Nacional de Monitoramento; e uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, instrumento que agiliza o repasse de recursos para regiões em situação de emergência ou calamidade pública.


A comunidade aprenderá a atuar diante de uma situação de emergência e também conhecerá as rotas de fuga pré-estabelecidas pela defesa civil durante o simulado.

Jornal Midiamax