A próxima semana, ocasião em que o papa Francisco participará da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, deve ser de tempo frio segundo informação da meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Odete Chiesa. A JMJ acontecerá entre os dias 23 e 28. Ela explicou que a queda de temperatura deve ser causada por uma grande massa de ar fria que tem origem polar, vinda do Pacífico Sul.

Segundo Chiesa, “a grande massa de ar fria é um anticiclone e é a primeira que chega ao país neste ano”. A previsão é que a temperatura, no Rio e na Região Sudeste, caía já a partir da segunda-feira. Chiesa disse que a queda de temperatura deverá ser “intensa” e abrangerá uma grande área. Por isso [a massa de ar frio] deve permanecer durante toda semana, acrescentou.

Ainda segundo a meteorologista, a previsão é que temperatura oscile entre 10 graus Celsius (ºC), nos pontos mais frios da capital carioca, e 23ºC de temperatura máxima. Além disso, o instituto prevê fortes rajadas de vento durante a semana em que Francisco estará no Rio de Janeiro. Ainda não há previsão de chuvas durante esse período, acrescentou Odete Chiesa.

A massa de ar fria também atinge outro ponto por onde o papa vai passar. Na cidade de Aparecida (SP), a previsão é de queda da temperatura, a partir de segunda-feira (22), chegando à mínima a 6°C e a máxima a 22ºC.