A Secretária Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau), promove nesta sexta-feira (25), a partir das 8 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Tarumã atividades educativas com a população familiares e pacientes portadores da Hanseníase. Durante o evento os profissionais da saúde irão explicar à população os sinais e sintomas da doença com distribuição de panfletos, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento a fim de proporcionar diagnóstico precoce e assim diminuir as seqüelas incapacitantes da doença.

A doença

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, atinge pele e nervos. . É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem com referências de 600 a. C. Também conhecida como lepra, termo em desuso no Brasil.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. “É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para exame da pele e nervos” informou a Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Erci Harumi Hirota.

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

Serviço:

Horário: 8h

Local: Unidade Básica do Jardim Tarumã

Endereço: rua Arai, 106 Jardim Tarumã