Com mais um gol decisivo de Aloisio, desta vez aproveitando falha feia do goleiro Lauro, o São Paulo derrotou a Portuguesa por 2 a 1 neste sábado, no Morumbi, e manteve a ótima fase na reta final da temporada. Já são seis vitórias consecutivas do time tricolor (contando Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana). O camisa 19, por sua vez, vive momento iluminado e marcou cinco gols nos últimos três jogos pelo torneio nacional.

O resultado deixa a equipe de Muricy Ramalho na oitava colocação do Brasileiro, com 46 pontos, a apenas seis do G-4 e dez de vantagem para a antes temida zona do rebaixamento. A Portuguesa, em contrapartida, permanece com 39 e ainda convive com a ameaça de queda.

Com apoio de um excelente público no Morumbi (mais de 50 mil pessoas), o São Paulo tomou mais iniciativa e dominou a posse de bola no primeiro tempo. A principal arma da equipe tricolor foi a bola aérea, que funcionou logo aos 9min. Douglas bateu escanteio e Rodrigo Caio cabeceou para as redes. Antonio Carlos e Paulo Miranda também tiveram chances, mas o primeiro errou o alvo e o segundo parou em defesa de Lauro.

Aos poucos, a Portuguesa conseguiu encaixar a marcação e equilibrar as ações. Douglas ainda chegou a acertar a rede pelo lado de fora aos 34min, mas o final do primeiro tempo foi de pressão do time rubro-verde (que nesta noite jogou com a camisa preta lançada recentemente). Bruno Henrique e Marcelinho desperdiçaram boas oportunidades até que Luis Ricardo, livre após toque de cabeça de Valdomiro, marcou aos 41min.

Empurrado pelos torcedores, o São Paulo voltou pressionando na etapa final e perdeu chance incrível aos 10min. Aloisio recebeu na área e chutou forte. Lauro deu rebote e Ademilson, sozinho, mandou por cima. Instantes depois, Antonio Carlos, sempre bem posicionado, cabeceou com perigo contra a meta dos visitantes.

A equipe tricolor diminuiu o ímpeto diante do bem postado time da Portuguesa, mas seguiu rondando a área. Aos 27min, Paulo Miranda recebeu lindo passe de Ganso, conseguiu encobrir Lauro e viu a defesa afastar. Mas o São Paulo tem o “Boi Bandido”. Aos 33min, o goleiro lusitano foi proteger a bola na linha de fundo, mas vacilou. Ademilson aproveitou e tocou para o meio da área. Aloisio só tocou para as redes e saiu para distribuir voadoras. Foi o décimo gol do atleta no Brasileiro.

O atacante saiu de campo ovacionado aos 44min. A torcida, eufórica, também gritou “o campeão voltou” e “time de guerreiros”. Tensão apenas quando Gilberto acertou a trave de Rogério na última chance que a equipe visitante teve para empatar o jogo.

O São Paulo volta a campo pelo Brasileiro apenas no domingo da semana que vem (dia 10), quando encara o Atlético-PR fora de casa. Antes, na quarta-feira, decide contra o Atlético Nacional, na Colômbia, a vaga na semifinal da Copa Sul-Americana. Já a Portuguesa, com foco apenas no torneio nacional, faz duelo direto contra o Coritiba no próximo sábado, no Canindé.