Sacerdotes de diversas religiões em Campo Grande dizem como lidam com a morte
O Dia de Finados se trata de um feriado católico, mas outras religiões também tem o seu ponto de vista sobre a data em que a Igreja Católica celebra o dia dos mortos. Desde o costume de ir a cemitérios até o ato de não comer carnes vermelhas, várias religiões agem de maneira diferente no […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Dia de Finados se trata de um feriado católico, mas outras religiões também tem o seu ponto de vista sobre a data em que a Igreja Católica celebra o dia dos mortos. Desde o costume de ir a cemitérios até o ato de não comer carnes vermelhas, várias religiões agem de maneira diferente no dia 2 de novembro.
Católicos
Data tradicionalmente católica, o Dia de Finados celebra a vida eterna que não vai terminar nunca. Pois segundo a ideologia católica, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre. O arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas, disse na manhã deste sábado (2), em missa celebrada no Jardim das Palmeiras, sobre a ressureição. E destacou que para os católicos, o Dia de Finados não dever ser um dia só de tristeza, pois eles devem estar movidos pela esperança na ressureição.
Evangélicos
Já para os evangélicos, o Dia de Finados é como um dia qualquer, pois na crença evangélica existe o respeito por aqueles que guardam esta data, mas o evangélico não separa esse dia para cultuar os mortos.
Segundo o Pastor Fernando, na fé evangélica não se faz orações aos mortos e sim existem as orações enquanto as pessoas estão vivas. “A bíblia diz que após a morte não existe nenhuma oração que possa mudar o destino daqueles que já partiram”, afirma o pastor.
Doutrina Espírita
Já os espiritas, não vêm a data com muita importância religiosa, uma vez que o espiritismo se baseia na celebração da vida. De acordo com um líder espírita, o ato de visitar o cemitério não tem tanta importância para os espíritas e que a data é respeitada no sentido social porque para eles os que já deixaram o plano espiritual continuam em atividade.
Para a doutrina espírita, o cemitério é um local onde se despoja a parte material do ser humano e por isso não existe um diferencial no sentido de comemorar um dia como esse, se trata de como se fosse uma sequência da vida.
Candomblé
No Candomblé, o Dia de Finados não é celebrado mas é guardado pelo candomblecistas. De acordo com o Pai de Santo da Casa das Águas Dotena Filho, nesta data, a casa fica tranquila.
“Na nossa nação, no Dia de Finados, no dia dos nossos antepassados, não realizamos trabalhos, jogo de búzios ou qualquer tipo de atividade espiritual. Usamos branco o dia todo e não comemos carne vermelha em sinal de respeito aos que já se foram. Além disso, temos o nosso momento de oração onde pedimos que cada vez mais nossos antepassados sigam os seus caminhos”, explica o Pai de Santo.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.