Revalida tem baixa aprovação com pouco mais de 9%; Campo Grande teve 264 inscritos
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde que foi criado em 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição Superior Estrangeira (Revalida) este ano teve seu pior percentual de aprovação na primeira fase. Dos 1.595 candidatos que fizeram a prova em agosto, 155 passaram […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde que foi criado em 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição Superior Estrangeira (Revalida) este ano teve seu pior percentual de aprovação na primeira fase.
Dos 1.595 candidatos que fizeram a prova em agosto, 155 passaram para a segunda etapa, ou seja, apenas 9,72%. Em 2011, os aprovados na mesma fase foram 14%, em 2012, foram 12,5%.
Campo Grande foi a segunda capital com números de inscritos no Revalida, com 264 inscrições, ficando atrás apenas de São Paulo.
Na Capital sul-mato-grossense, além de brasileiros que fizeram o curso em instituições de outros países, muitos estrangeiros, como paraguaios e bolivianos, também fizeram as provas.
A cada prova, surge a discussão sobre os motivos do alto índice de reprovação e as opiniões são divergentes entre professores, médicos formados no exterior e entidades médicas. A maioria concorda que o motivo da grande reprovação no Revalida é pela má-formação dos profissionais.
O perfil dos inscritos é principalmente de médicos brasileiros de nacionalidade brasileira, que responde pela metade das inscrições, seguida dos bolivianos e peruanos. Já em relação à origem do diploma, a Bolívia lidera a lista. Na edição deste ano, o número de inscritos com diploma emitido na Bolívia foi de 990.
O Revalida avalia conteúdos e competências das cinco áreas de exercício profissional: cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica. Na primeira fase foi aplicada uma prova objetiva de múltipla escolha e questões discursivas.
A segunda fase é uma prova prática, com a simulação de atendimentos médicos usando atores e manequins.
O Revalida não é a única alternativa para os médicos formados no exterior revalidarem o diploma no Brasil. As universidades públicas podem aderir ao exame ou fazer um processo próprio de revalidação, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Foram 37 instituições que aderiram ao exame este ano.
O Inep informou que a avaliação foi criada como uma estratégia de unificação nacional do processo e é referência de utilização de parâmetros igualitários da formação médica no país, em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina.
Programa Mais Médicos
A lei que criou o Programa Mais Médicos prevê que os profissionais com diploma estrangeiro não precisam revalidá-lo para trabalhar no programa. Porém, após o fim do contrato, se o médico quiser trabalhar no país, precisará passar pela revalidação. O programa contratou médicos brasileiros e estrangeiros para atuar em regiões com déficit de profissionais, como no interior do país e nas periferias das grandes cidades.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.