O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse nesta quarta-feira (9) que o reposicionamento do câmbio contribuiu para a queda da inflação em setembro. Em 21 de agosto, o dólar chegou R$ 2,45. Após seguidas intervenções do Banco Central, a moeda americana passou a cair, e hoje está na faixa de R$ 2,20. Com o reposicionamento do câmbio, o dólar chegou a um valor considerado adequado no sentido de deixar de pressionar a inflação.

“Estamos em um processo em que há um conjunto de fatores que explicam eventuais pontos de inflação um pouco mais alto ou mais baixo. Principalmente porque houve reposicionamento do câmbio, e isso tem reflexo”, disse Augustin, após participar do 3º Congresso de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, na Escola de Administração Fazendária.

No período de outubro de 2012 a setembro de 2013, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,86%, ante 6,09% registrado entre setembro de 2012 e agosto de 2013. É a primeira vez em 2013 que a inflação fica baixo de 6%, índice da meta do governo.