Após o pronunciamento em cadeia nacional da presidente Dilma Rousseff na noite de quarta-feira, o PSDB, principal partido de oposição ao governo, emitiu nota oficial nesta quinta (24) criticando o PT e a postura da presidente. “O governo do PT acaba de ultrapassar um limite perigoso para a sobrevivência da jovem democracia brasileira”, diz a nota, assinada pelo presidente tucano, deputado Sérgio Guerra.

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem a antecipação do desconto na conta de luz e descartou ainda qualquer necessidade de racionamento de energia “no curto, no médio ou no longo prazo”. Ela criticou fortemente a oposição e a imprensa.

“Surpreende que algumas pessoas, por precipitação, desinformação ou outro motivo, tenham feito previsões sem fundamento quando os níveis dos reservatórios baixaram e as térmicas foram normalmente acionadas. Como era de se esperar, essas previsões fracassaram. O Brasil não deixou de produzir um único quilowatt que precisava. E agora, com a volta das chuvas, as térmicas voltarão a ser menos exigidas.”

Dilma endereçou, em seu pronunciamento, os que, segundo ela, “são sempre do contra”. “Nesse novo Brasil, aqueles que são sempre do contra estão ficando para trás. Pois nosso país avança sem retrocesso em meio a um mundo cheio de dificuldades. Hoje, podemos ver como erraram feio no passado os que não acreditavam que era possível crescer e distribuir renda, que pensavam ser impossível que dezenas de milhões de pessoas saíssem da miséria e não acreditavam que o Brasil virasse um país de classe média”.

“Durante os oito minutos de divulgação obrigatória por parte das emissoras de rádio e TV brasileiras, a presidente Dilma faltou com a verdade, fez ataques a seus adversários, criticou a imprensa e desqualificou os brasileiros que ousam discordar de seu governo”, rebate o PSDB.