Geral

Projeto disponiliza na internet filmes históricos sobre Primeira Guerra

Para marcar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o projeto europeu “European Film Gateway 1914”, coordenado pelo Instituto Alemão de Cinema (DIF, sigla em alemão) digitalizou desde fevereiro de 2012 mais de 650 horas de filmes históricos sobre a Primeira Guerra Mundial e disponibilizou o material gratuitamente na internet. “É um projeto memorialístico […]

Arquivo Publicado em 22/12/2013, às 16h49

None

Para marcar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o projeto europeu “European Film Gateway 1914”, coordenado pelo Instituto Alemão de Cinema (DIF, sigla em alemão) digitalizou desde fevereiro de 2012 mais de 650 horas de filmes históricos sobre a Primeira Guerra Mundial e disponibilizou o material gratuitamente na internet.

“É um projeto memorialístico europeu sem precedentes e de imensa importância para pesquisas científicas e jornalísticas”, afirmou Claudia Dillmann, diretora do DIF, em entrevista à agência de notícias alemã EPD.

A iniciativa conta, segundo Dillmann, com a cooperação de 26 parceiros de 15 países e já digitalizou quase 1.500 cinejornais, documentários, animações e filmes de longa-metragem, além de 5.600 documentos relacionados a produções cinematográficas sobre a Primeira Guerra.

Apoio do governo alemão e da EU

Até fevereiro de 2014, deverão ser acrescentados outros mil títulos. De acordo com estimativas, foram preservados apenas cerca de 20% dos filmes produzidos na Europa entre 1914 e 1918.

O empreendimento conta com o apoio do governo federal alemão, assim como do governo do estado alemão de Hessen. O “European Film Gateway 1914” é cofinanciado pela União Europeia, que contribui com 2,1 milhões de euros.

Os filmes podem ser vistos no site www.europeanfilmgateway.eu. O portal, especializado na divulgação digital de documentos ligados à história do cinema, também tem uma versão em português.

Jornal Midiamax