Projeto de Lei quer garantir estabilidade para gestantes contratadas por tempo determinado
A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei (5669/13) que estende a estabilidade provisória garantida às trabalhadoras gestantes também para casos de contratos de trabalho por tempo determinado. A Constituição Federal já proíbe demissões sem justa causa de empregadas gestantes, desde a data de confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Além […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei (5669/13) que estende a estabilidade provisória garantida às trabalhadoras gestantes também para casos de contratos de trabalho por tempo determinado.
A Constituição Federal já proíbe demissões sem justa causa de empregadas gestantes, desde a data de confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Além disso, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho – Decreto-Lei 5.452/43) assegura esta estabilidade provisória para trabalhadoras que tiverem a gravidez confirmada durante o período de aviso prévio.
O autor do projeto, o deputado federal Celso Jacob (PMDB/RJ), afirma que, na prática, esta prática já é assegurada pela Justiça do Trabalho (Súmula 244, tribunal Superior do Trabalho). Ele explica, no entanto, que, como a súmula não é vinculante, os juízes podem decidir de maneira diferente. “Desta forma, nada mais justo do que transformar em lei, uma matéria que já está sumulada pelo TST”, argumenta.
O projeto tramita em caráter conclusivo, e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes
Ministro Dino, do STF, suspendeu pagamento de R$ 4,2 bilhões
Homem é vítima de estelionato após vencer leilão de motocicleta na Capital
Vítima teve um prejuízo de R$ 38.469,00
Amigos de Ney Latorraca relembram memórias do ator em Campo Grande: “Até me buscou na escola”
“Ney era puro amor e ríamos muito com ele”, escreveu, na publicação, a Gerente de Políticas Públicas de Campo Grande, Carmen Eugenio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.