O prefeito Marcelo Mello (PDT), enalteceu a importância dos profissionais de educação e deixou clara a sua intenção em investir na capacitação da educação em . O pronunciamento aconteceu durante a Jornada Pedagógica da REME, dia 14 de fevereiro, evento que marcou o início do ano letivo municipal.

Ele enfatizou a importância dos avanços tecnológicos da atualidade, afirmando ser fundamental que a educação esteja pronta para receber as mudanças constantes com bons olhos. Segundo o prefeito, somente encarando as mudanças com positivismo e capacitação constante, o educador estará pronto para receber, de maneira ampla, as diferentes gerações e intelectos que se apresentam todo o ano nas escolas da REME.

“Precisamos esclarecer desde muito cedo as novas gerações, sobre a importância, função e funcionamento de palavras como biotecnologia, informática, sinergia, nanotecnologia, neurociência e tantas outras. E reafirmar, que apesar de tudo e tanto, seguimos humanos, frágeis, sonhadores, enfermos – tendo de labutar, aprender e produzir nosso próprio sustento,” afirmou enaltecendo a humanização nos processos de ensino.

Preocupado com a imensa carga de informações que chegam instantaneamente através de celulares e Ipads, o prefeito solicitou aos educadores que eles estejam engajados em realizar uma educação focada nos princípios básicos do conhecimento, nunca deixando que se perca o foco do passo a passo na elaboração de tudo que nos cerca, defendendo que “apesar de tudo, comida não aparece em prateleira de supermercado, roupa não se faz num passe de mágica e chega pelo correio depois da compra online, remédio não dá de penca nas farmácias. São resultados de anos de pesquisa, experimentos e possuem ciclos de formação, espera, fabricação. Dependem de ciclos naturais com as estações do ano, o crescimento das plantas, dos animais, o uso racional de energia.”

Em entrevista ao Núcleo de Comunicação Municipal, Marcelo Mello disse que a educação é a forma de humanizar pessoas, de expandir e aprofundar seus saberes sobre o mundo e sobre si mesmo. “É importante que nossos alunos saibam que aprendemos e dominamos a natureza, mas ainda estamos imersos nela, dependendo dela e precisamos administrar com parcimônia, racionalidade e sabedoria seus ciclos e seu funcionamento, para que não sejamos engolidos e passemos à história do Universo como a espécie que matou a si mesma,” Finalizou.