Pular para o conteúdo
Geral

Poluição na China obriga pilotos a treinarem pouso “às cegas”

A elevada poluição que afeta a China obrigará todos os pilotos de voos comerciais que circulem entre Pequim e os aeroportos mais movimentados do país a receber treinamento especial para pousar “às cegas”. De acordo com a publicação desta quinta-feira do jornal Oriental Morning Post, a Administração Civil de Aviação da China (ACAC) obrigará os […]
Arquivo -

A elevada poluição que afeta a China obrigará todos os pilotos de voos comerciais que circulem entre Pequim e os aeroportos mais movimentados do país a receber treinamento especial para pousar “às cegas”.

De acordo com a publicação desta quinta-feira do jornal Oriental Morning Post, a Administração Civil de Aviação da China (ACAC) obrigará os pilotos de voos comerciais e de aeronaves menores a terem um certificado que os credenciem para este tipo de pouso a partir de janeiro.

Até o momento, só os pilotos de aviões de passageiros grandes, como Airbus 330 e Boeing 767, era forçados a receber o treino, conhecido como “pouso cego de categoria 2”. No entanto, agora a ordem se estenderá a todos os aviões, independentemente de sua capacidade, que voem de Pequim a cidades grandes como Xangai ou Cantão.

Com isso, os pilotos poderão realizar pousos guiados inclusive com uma visibilidade inferior a 400 metros de distância, quando quase não se pode reconhecer o percurso da pista de aterrissagem.

“O nevoeiro da poluição se transformou em algo frequente no país e os pousos cegos serão cada vez mais recorrentes”, disse a um jornal chinês uma fonte do ACAC que não quis se identificar.

A iniciativa procura também reduzir os atrasos no Aeroporto Internacional de Pequim, que, segundo uma pesquisa da organização FlighStats realizada em julho, registrou os piores índices de pontualidade dos principais 35 aeroportos internacionais no ano passado.

O oficial da ACAC afirma que uma das razões dos atrasos nos voos domésticos é que os pilotos não têm certidão para aterrissar com pouca visibilidade.

A Administração de Aviação afirma que os treinos já começaram e detalha que cerca de 80% dos pilotos de Spring Airlines, metade da China Eastern Airlines e a maioria de Juneyao Airlines já completaram o curso.

No entanto, os pousos “cegos” requerem que os aeroportos mantenham as pistas de aterrissagem limpas de sinais que possam interferir com o sistema de apoio técnico, que costuma ser, explica o jornal, um transmissor que comunica as direções que devem ser tomadas.

Atualmente, apenas alguns aeroportos da China, como os de Pequim, Xangai, Cantão e Xian estão equipado com este sistema, apesar da ACAC ter estabelecido um plano para instalar estes programas em outros 26 no país.

Nos últimos dias o leste do país esteve imerso em uma densa camada de poluição que provocou o cancelamento e o atraso de centenas de voos e o caos em alguns aeroportos. o que provocou a indignação dos passageiros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carros ficam destruídos em acidente na Avenida Afonso Pena

polícia projeto

Corpo completamente carbonizado é encontrado em Ponta Porã

maquinário aquidauana

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Brasilândia quer ampliar cobertura vacinal contra a gripe (Marcelo Camargo, Agência Brasil, Arquivo)

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Últimas Notícias

Brasil

Próximo pagamento do INSS já poderá ter ressarcimento, diz Alckmin

Vice-presidente prestou esclarecimentos após investigação sobre fraude

Emprego e Concurso

Com salários de até R$ 9 mil, seleção do IFMS para professor encerra inscrições nesta semana

As oportunidades de atuação são nas áreas de Informática, Português/Espanhol e Química

Cotidiano

Terceira Semana Nacional do ‘Registre-se!’ tem como foco nos atendimentos os povos originários

A documentação, além de ser um mecanismo de identificação, garante o acesso a direitos básicos

Economia

Comércio ‘tímido’ no Dia das Mães salva quem deixou presente para última hora em Campo Grande

Poucas pessoas escolheram presentes 'na última hora