Poluição do ar pode aumentar risco de apendicite, mostra estudo canadense
A poluição do ar aumenta ligeiramente o risco de apendicite, de acordo com um novo relatório. Os pesquisadores estudaram 35.811 pacientes internados com apendicite em 12 cidades canadenses de 2004 a 2008. Eles usaram dados de dispositivos de monitoramento da qualidade do ar dessas cidades para calcular a concentração máxima de ozônio diária. Esse componente […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A poluição do ar aumenta ligeiramente o risco de apendicite, de acordo com um novo relatório. Os pesquisadores estudaram 35.811 pacientes internados com apendicite em 12 cidades canadenses de 2004 a 2008.
Eles usaram dados de dispositivos de monitoramento da qualidade do ar dessas cidades para calcular a concentração máxima de ozônio diária. Esse componente natural da atmosfera superior da Terra torna-se perigoso quando atinge certas concentrações no nível do solo.
Níveis altos de ozônio estão associados ao aumento do número de internações por apendicite e a associação é ainda maior nos casos em que ocorre a perfuração do apêndice. Os cientistas descobriram que para cada aumento de 16 partes por bilhão na concentração de ozônio ocorreu um aumento de 11% a 22% dos casos de perfuração do apêndice. O estudo foi publicado online no periódico Environmental Health Perspectives.
Essas associações persistiram após serem levados em conta os fatores idade, sexo, estação do ano e presença de outros poluentes no ar, como o dióxido de nitrogênio e material particulado. A causa dessa associação é incerta. Entretanto, estudos em camundongos demonstraram que a poluição do ar pode alterar bactérias presentes no abdome desses animais.
“A poluição do ar talvez aumente o risco de desenvolver o tipo mais perigoso de apendicite”, afirmou o Dr. Gilaad G. Kaplan, principal autor do estudo e professor adjunto de medicina da Universidade de Calgary, no Canadá. “A perfuração do apêndice é potencialmente fatal e podemos usar a informação de que a poluição do ar pode acelerar sua ocorrência para proteger a população.”
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Homem causa tumulto com uma série de furtos em assentamento no interior de MS
Até um trator foi furtado pelo homem
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
VÍDEO: Papai e Mamãe Noel desfilam em trenó de triciclo pela Avenida Afonso Pena
Vídeo da cena inusitada circulou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (26)
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.