Os policiais militares ambientais de Costa Rica, que trabalham na operação “Pré-piracema” prenderam ontem à tarde um torneiro mecânico por pesca e transporte de produto da pesca predatória.

A PMA abordou na rodovia MS-359, um veículo Fiat Strada conduzido pescador, de 25 anos e encontrou 14 exemplares de peixes da espécie pacu, pesando 17 kg, sendo vários exemplares fora da medida permitida. O pescador, residente em Costa Rica, afirmou ter capturado o pescado no rio Taquari, na região das Palmeiras, no município de Coxim (MS) e estaria levando para sua residência.

 Além de peixe fora da medida, o pescado estava acima da cota permitida pela legislação, que é de 10 kg mais um exemplar e cinco piranhas por pescador. O infrator foi multado administrativamente em R$ 1.40 mil.

A PMA apreendeu o veículo e o pescado ilegal. O pescador recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, onde ele foi autuado em flagrante por pesca e transporte de produto da pesca predatória e saiu depois de pagar fiança. A pena para este crime é de um a três anos prisão. O pescado será doado a instituições filantrópicas depois de periciado.

Este é o quarto pescador preso por policiais militares ambientais de Costa Rica durante a operação Pré-piracema.