Pular para o conteúdo
Geral

PF recebeu mais cartas com denúncias de fraude em licitações e pagamento de propina

A Polícia Federal recebeu em setembro mais duas cartas anônimas com denúncias de fraude em licitações de trens e pagamento de propina por empresas que fizeram negócios com o governo do Estado de São Paulo, de acordo com a revista “Veja”. Segundo a revista, o autor das cartas é um ex-funcionário da multinacional japonesa Mitsui, […]
Arquivo -

A Polícia Federal recebeu em setembro mais duas cartas anônimas com denúncias de fraude em licitações de trens e pagamento de propina por empresas que fizeram negócios com o governo do Estado de , de acordo com a revista “Veja”.

Segundo a revista, o autor das cartas é um ex-funcionário da multinacional japonesa Mitsui, uma das empresas investigadas por suspeita de formação de cartel para fraudar licitações do Metrô de São Paulo e da CPTM nos últimos anos, período em que o Estado foi administrado por sucessivos governos do PSDB.

Escritas em inglês, as cartas teriam sido enviadas à embaixada do em Tóquio e depois repassadas à PF pelo ministro da Justiça, o petista José Eduardo Cardozo, a quem a PF está subordinada.

Na semana passada, Cardozo foi criticado pelo PSDB por ter repassado à PF outro pacote de documentos apócrifos, atribuídos a um ex-funcionário da multinacional alemã Siemens, que aponta políticos tucanos como destinatários de propina.

Ontem, o jornal “Correio Braziliense” noticiou que em 2002, recém-eleito deputado federal, Cardozo se reuniu duas vezes com o consultor Arthur Teixeira, indiciado pela Polícia Federal sob a suspeita de repassar propina da Siemens e da francesa Alstom para políticos tucanos e funcionários públicos.

O advogado de Teixeira, Eduardo Carnelós, afirmou que Cardozo procurou o consultor para falar sobre transporte metroferroviário e energia, temas que “poderiam ser objeto de sua atuação no exercício de seu mandato”.

Teixeira estaria acompanhado do seu sócio Sérgio Meira Teixeira, morto em 2011. As conversas, segundo o advogado, não trataram “de nenhum projeto específico, muito menos se cogitou de relações que pudessem incorrer em ilicitude”.

“Não me lembro de ter recebido essas pessoas, até porque nunca atuei na área de transportes, mas não descarto a possibilidade de ter recebido essas pessoas a pedido de alguém”, disse Cardozo.

O ministro afirmou que, caso tenham ocorrido, os encontros desse tipo são “algo absolutamente normal da minha atividade parlamentar”.

O petista disse que a revelação dos encontros “parece mais uma tentativa de pessoas interessadas em jogar uma cortina de fumaça na investigação” sobre o conluio entre as empresas do setor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Primeiras declarações do Papa Leão XIV são elogiadas por líderes mundiais

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa

Famosos

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado

Artigo

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

A Chief Legal Officer do BDM Digital, Kezia Miranda, esteve na Universidade de Stanford, na Califórnia, para uma rodada de reuniões técnicas voltadas à internacionalização da plataforma brasileira de criptoativos.